Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 19 de junho de 2011

O que é a Missa?



Segundo o padre Lourenço Ferronato, EP: “A primeira missa celebrada no mundo foi na Quinta Feira Santa, na Ceia de Jesus com os apóstolos. Na ocasião foi instituída a Sagrada Eucaristia e Jesus demonstrou mais uma vez o seu infinito amor pelos homens, ao partilhar conosco Seu Corpo e Sangue”.

A missa é, pois, a renovação do sacrifício sofrido no Calvário sobre a Cruz, por Jesus Cristo, para a salvação da humanidade, com uma única diferença: o sacrifício da Cruz foi sangrento, enquanto o sacrifício do altar é incruento, isto é ocorre sem o derramamento de sangue. A missa tem um valor infinito, uma vez que é próprio Jesus Cristo que se oferece em sacrifício e se imola na hóstia sagrada.

Assim, procuremos participar da Santa Missa com toda a atenção possível, a fim de sermos beneficiados com as graças e favores concedidos durante a renovação do sacrifício de Cristo Jesus.
Sobre a missa assim se pronunciaram alguns santos:

"Na hora da morte, as Missas, às quais tiveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, pois, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam. Diminui o império de satanás sobre ti mesmo. Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte, pois pela Missa participas da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo." (Santo Agostinho)

“Cada Missa à que assistires, alcançar-te-á no céu maior grau de glória. Será abençoado em teus negócios pessoais e obterás as graças que te são necessárias. Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa. (São Jerônimo)

"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece em ouvir devotamente uma só Missa do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a terra.
Toda Santa Missa diminui teu purgatório." (São Bernardo)
(Pesquisa feita por Armando Lopes Rafael)

5 comentários:

  1. Armando Rafael

    É verdade que muitos vão à missa para assistir e não para participar. Até porque a maioria dos católicos são ignorantes em relação a sua própria religião, e dentre esses eu me incluo.

    ResponderExcluir
  2. Armando Rafael,

    Eu já participei de algumas sessões de terços, onde o evangelizador só para para respirar.

    Realmente, eu adoto a postura correta. Demoro a ir à missa, porém quando vou, não admito interrupções. Das leituras à homilia/ Vivo a santa comunhão.

    ResponderExcluir
  3. Armando, estou aprendendo a participar da Santa Missa. Também a Igreja fica ao lado, o que me facilita.
    Levei um tempo para compreender o que é participar, estou a caminho!

    Dr Sávio, o terço é para ser meditado, é outra coisa que muitos não entendem.

    ResponderExcluir
  4. Prezado, ARMANDO, uma santa postagem...!!!
    Um texto verdadeiramente importante para reflexão aprendizado,prática ,pela sua valiosa mensagem sobre religiosidade.
    Precisamos realmente, saber tudo isso pra nos comportarmos, de mameira correta durante uma MISSA e nos beneficiarmos com o seu SAGRADO objetivo ...
    Bem fala o FRANCISCO, boa parte dos católicos é relachada, ignorante, indiferente aos princípios da Doutrina CRISTÃ. Muitos nem conhecem o Santo Evangelho.
    Acha que participar de atos religiosos é apenas estar presente fisicamente, lamentavel...
    Ultimamente, tenho me preocupado bastante nesse sentido, em me aperfeiçoar mais, em conhecer melhor, em compreender de verdade a missão verdadeira do CRISTÃO.
    Que DEUS nos ilumine e nos encaminhe a trilhar seguramente os seus caminhos...!!!
    PARABÉNS...!!!
    BOA NOITE!!!

    ISABEL VIEIRA

    ResponderExcluir
  5. 1 – Segundo renomados teólogos, a Santa Missa perdoa até os maiores pecados, não imediatamente, mas só mediatamente, como afirmam eles, isto é, Deus, em consideração ao sacrifício do altar, concede a graça que leva o homem a detestar seus pecados e a purificar-se deles no sacramento da Penitência. Numa palavra, a Santa Missa abre os tesouros da divina misericórdia em favor dos pecadores.

    2 – Pela Santa Missa se presta a Deus a honra que lhe é devida, porque, por meio dela, Ele recebe a mesma honra infinita que Jesus Cristo lhe prestou quando sacrificou-se na Cruz.
    Uma só Missa presta a Deus maior honra que todas as orações e penitências dos santos, todos os trabalhos dos apóstolos, todos os sofrimentos dos mártires, todo o amor dos serafins e mesmo da Mãe de Deus, porque todas as honras dos homens são de natureza finita, enquanto a honra que Deus recebe pela Missa é infinita, pois lhe é prestada por uma pessoa divina, o seu Filho, Jesus.

    3 – São João Crisóstomo escreveu que durante a Santa Missa o altar fica circundado de anjos que aí se reúnem para adorar a Jesus Cristo que, nesse sacrifício sublime, é oferecido ao Pai celeste. Santo Agostinho chega até a dizer que os anjos se colocam ao lado do sacerdote para servi-lo como ajudantes.

    ResponderExcluir