Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 18 de junho de 2011

TAQUICARDIA ACADÊMICA


Sávio Pinheiro

Tum, ta! Tum, ta! Tum, ta!


Pai e filha em ritmo cardíaco acelerado aguardam o grande momento. A quase jornalista Beatriz Jucá Pinheiro estava dando os últimos requebros no interior do casulo para construir, definitivamente, a teia da vida. Trinta minutos, apenas, separava-a da defesa do seu livro-reportagem que seria submetido ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel naquele seleto auditório – misto de medo, alegria, angústia e perseverança.

Tum, ta! Tum, ta! Tum, ta!

Quando o seu orientador, o Mestre Ronaldo Salgado, entra naquela sala, acompanhado pelo doutor Gilmar de Carvalho e pelo professor Agostinho Gósson, os corações, em uníssono, parecem bater mais fortes. É chegada a hora.

Tum, ta! Tum, ta! Tum, ta!

Vinte minutos de apresentação, mais cinco de acréscimo, define o primeiro movimento daquela orquestrada sinfonia. Minuciosa análise é feita pela Banca Examinadora. Críticas, conselhos e elogios são pronunciados a viva voz. A quase jornalista tem direito a réplica. Tempo regulamentar esgotado.

Tum, ta! Tum, ta! Tum, ta!

Igual a um Tribunal do Júri, os professores se ausentam da sala por alguns minutos até o pronunciamento do veredicto final. De repente, o silêncio arrepiador é quebrado pela voz do Mestre Ronaldo com um sonoro pronunciamento verbal.

Tum, ta! Tum, ta! Tum, ta!

Num samba acadêmico, a nota DEZ ecoa distanciando as Sístoles das Diástoles, recolocando os agitados corações na cadência ritmada do batuque do roçado.

6 comentários:

  1. Caros amigos,

    Ontem, dia 17 de Junho de 2011, às 16h, fui colocado à prova, acompanhando a tensão daquele momento histórico, que colocaria a minha filha Beatriz, no eixo da vida.

    Foi emocionante. Por unanimidade, teve nota dez, com desmedidos elogios da mesa. De resto, é encarar a sua nova profissão com seriedade, coragem, dinamismo e ética.

    Que Deus a ilumine.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Beatriz, parabens Dr. Savio.

    Muitas felicidades no desempenho da mais nobre função de educar e informar a humanidade.

    Que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Paizão Sávio, acompanhei todo o processo de ansiedade com Tia Fidera, pensa!!! Sua filha se garante, também tem a quem puxar. Parabéns, Beatriz. É o começo da sua vida profissional, bela página de sua vida que com certeza será brilhante e bonita como você. Estou lembrando aqui, Sávio, da alegria de meu pai na formatura de Cláudo. Fez um almoço para a família e os amigos: seu pai foi um dos primeiros convidados. Que Deus ilumine sua filha Beatriz. Abraço de Fafá.

    ResponderExcluir
  4. Sávio, a minha emoção foi idêntica ao dia que teu pai te levou a Iguatu para nos comunicar que havia passado no vestibular de medicina. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Posso imaginar a emoção de Chiquinho de Louso quando Sávio passou no vestibular, Fridda, ele tinha tanto apego á família, aos amigos. Gostava tanto de mue pai. Abraços de saudades,
    Fafá

    ResponderExcluir
  6. Prezado DR. SÁVIO, cara BEATRIZ!!!

    Uma brilhante vitória, fruto de uma longa e profícua caminhada...Mas valeram os esforços, os sacrifícos, as renúncias...
    Hoje, BEATRIZ e toda a família canta GLÓRIA, merecidamente...
    P A R A B É N S a todos !!!
    Que sob a LUZ do Santo Evangelho você, Dra BEATRIZ, possa desempenhar com todo brilho, o exercício de jornalista realizando-se plenamente
    Grande abraço de felicidades.

    Isabel Vieira.

    ResponderExcluir