Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de novembro de 2011

HÓSTIA CASTIGADA - Por Mundim do Vale.

Benedito André, avô de Giovani, tinha uma propriedade para o lado do sítio Moquém. Uma vez seu genro Raimundo Beca plantou por lá uma roça de milho, feijão e algodão. Quando chegou o tempo da colheta de algodão, meus primos Zé e Nilo Piau foram acompanhados dos filhos de Raimundo Beca. Benedito, João e Chico e com mais alguns amigos, para catar o algodão ganhando por kilo colhido.
Pela manhã quando eles saiam o cachorro Curumim saía junto com eles, mas depois partia na frente e chegando primeiro na roça, procurava a melhor sombra, ficava deitado e os trabalhadores perdiam o lugar de botar a cabaça e fechar os cigarros. Todos os dias Curumim fazia a mesma coisa. Os catadores já estavam “ por aqui “ Com aquele comportamento do animal, Mas tinham receio de fazer alguma coisa, com medo da autoridade do patrão.
Um dia um deles, que até hoje ninguém sabe quem foi, deu uma pedrada na pata do cachorro.
Camurim sumiu por dois dias e já deixou Raimundo Beca, que era metido a Sherlock Holmes um tanto desconfiado. No terceiro dia o cachorro chegou caminhando com três patas e uma suspensa. Para quem já era magro depois do desaparecimento,f icou mais desnutrido ainda.
Com a chegado do cachorro, Raimundo começou a fazer asd investigações, coversava com um e com outro, botava Camurim perto de cada um dos trabalhadores e nada de concluir a sua linha de investigação.
Mas Ramundo Não desestia:
- Eu já sei quem foi o caba qui fez esse sirviço cum meu cachorro, só tou esperando é ele dizer na frente de todo mundo.
A pegadinha do detetive não atigiu ninguém e todos ficaram tranquilos. Só Benedito foi que ficou impressionado com aquilo pensando em ter que pagar pelo agressor. E era ele o único dos suspeitos que não tinha condições de se defender da acusação.
Sabendo como seu pai era autoritário, benedito antecipou-se e disse:
- Omi se tiver sido eu qui fiz isso cum Curumim, eu quero qui um pade mingula.
Raimundo Beca de radical, passou a ser libertal e falou:
- Pera Binidito! Donde já se viu um pade receber uma hóstia sem futuro qui nem tu.

Fonte: Joaquim Nilo de Morais.

5 comentários:

  1. Doca Bitu estava na roça com seu primo Mundim Bilé quando apareceu um bacurim de Luis Bitu. Doca pegou um torrão caboclo e acertou mesmo na cabeça do animal que caiu ciscando. Doca espiou para Mundim Bilé e disse: Mundim foi tu! Sabendo da reação do irmão, olhou para Mundim Bilé e disse: Doca, pode até ter sido eu, mas pense numa injustiça grande!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mundim.

    Conheci bem os personagens dessa proeza. Todos eles. Inclusive Raimundo Beca, homem serio, honrado, disciplinado e disciplinador. Eu não queria está na pele de quem fez isto com Curumim para ser julgado por Raimundo Beca. Se ele descobre o autor o castigo era grande. Nao tenho a menor duvida.

    ResponderExcluir
  3. Eita, Mundim... esse foi um grande mistério, creio que sem solução...

    Eita e agora me lembrei que meu irmão andou pescando uns "piauzim" na Serra Verde.

    Depois eu posto a foto aqui...

    Abraço de fulô

    Claude - Flor da Serra Verde

    ResponderExcluir
  4. ESSA ME FEZ LEMBRAR DO ETERNO DEPUTA OTACILIO CORREIA; QUE AO VER EMILIA DE ROMÃO FAZENDO AS HÓSTIAS, FALOU" E EU PENSEI QUE HÓSTIA FOSSE DE MAIS FUTURO".

    ResponderExcluir