Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL DE MENTIRA - Por Hélder França.

MENINO:
- Minha mãe onipotente
Minha mãe, mãe de Jesus
Porque não ganho presente?
Daqueles que o pai conduz.
Eu sei que sou muito fraco,
Mas devia ter no saco
Que ele traz lá do céu,
Um presente pequinino
Para esse pobre menino
Que ama Papai Noel!

NOSSA SENHORA:
- Meu filho não se aborreça
Por você ser esquecido,
Aconteça o que aconteça
Você é filho querido.
Não ande pro lado mal,
Polis a festa de natal
Nesse momento lhe explico:
Do céu não recebe luz,
Não foi feita por Jesus
É brincadeira de rico!

MENINO:
- E quem é papai Noel
Aquele velho barbudo?
Pensei que era do céu
E que de lá vinha tudo!
NOSSA SENHORA:
- É preciso que aprenda
Papai Noel é uma lenda
Que criou a humanidade.
Entre mil sons e lampejos
Para atender os lampejos
Da rica sociedade.

MENINO:
- Mas minha mãe de Deus
Que apaga a dor e a ira,
Porque deixa os filhos seus
Criarem tanta mentira.
Acuda ao pobre menino
Faça badalar o sino
Para a pobreza cruel.
E peça ao pai mesmo assim,
Que tenha pena de mim
Seja meu Papai Noel.

NOSSA SENHORA:
- Agora filhinho escuta
O que vou lhe dizer mais,
Jesus nasceu numa gruta
Há dois mil anos atrás.
A confraternização
Do natal faz alusão
Mas só que bem diferente.
Não foi só na estribaria,
Jesus nasce todo dia
Dentro do peito da gente.

De autoria do meu professor poético José Hélde França ( Dedé de Zeba )

Dedicamos a todos aqueles resistentes, que ainda acreditam que o natal é uma festa cristã e não comercial.

3 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    A Igreja Catolica devia ser a maior interessada em desfazer essa farsa comercial em que se transformou o Natal. Nada tem feito, quando acordar vai ser tarde.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Mundim do Vale do Machado:

    Ainda bem que estou fora da dedicatória.

    Abraços do

    Vicente Almeida

    N. B.:

    O É... Vai sumir em 2012

    ResponderExcluir
  3. Morais, a Igreja somos nós. Nos cabe uma boa parcela de culpa em transformar o NATAL em farsa comercial.Muitos dos nossos Ministros já combatem a farsa como diz você.
    Que tal se em 2012 pularmos esse capítulo?....
    Feliz Ano Novo pra todos!

    ResponderExcluir