Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 11 de março de 2012

REFLEXÕES SOBRE DEUS - Por Vicente Almeida

REFLEXÕES SOBRE DEUS

Deus nunca dá a um filho, carga maior do que ele possa carregar.

No decorrer de nossas vidas nos deparamos com muitas situações difíceis, e às vezes, literalmente entregamos os pontos. Quando uma tormenta nos envolve e nos abandonamos a ela apenas nos acomodando a situação, Deus não poderá contribuir para nos ajudar. Mas ajudará aquele que acredita na sua capacidade para superar um grande obstáculo. Não vale a pena lamentar é preciso tomar a iniciativa erguer a cabeça e ir à luta sem precipitação, pois, nos momentos difíceis, bom mesmo, é manter a calma, ela é a melhor companheira, e também a única maneira de visualizarmos uma saída.

"ORAI E VIGIAI PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO"

ORAI. Esta era uma das recomendações de Cristo. Enquanto oramos a Deus, na verdade não estamos orando para Deus, Ele é Santo e Puro, Alfa e ômega, isto é: O Principio e o Fim de todas as coisas.

Deus não precisa das nossas orações. Oramos em favor de nós mesmos. A oração tem a finalidade de estabelecer contato com Ele e assim permanecermos abrigados no seu amor. Enquanto oramos, nossos pensamentos voam para a Divina Misericórdia e dela recebemos um poderoso fluxo energético revigorando todo o nosso ser, purificando nossa mente, imunizando-nos de certas enfermidades e até dos nossos inimigos que não encontrarão meios para nos envolver e fazer mal.

VIGIAI. Se soubéssemos a que horas o ladrão viria bater a nossa porta, certamente impediríamos a sua entrada. Daí a recomendação de manter vigilância, não por um momento, mas sempre. Aqui o Cristo não se referia a vigilância para proteger nossos bens materiais, pois Ele não se preocupava com coisas perecíveis e que mudam de mão a cada momento.

Jesus recomendava a vigilância sobre nossos pensamentos e nossos atos. São eles que podem nos conduzir a ruína moral.
 

Ele sabia que quando pensamos ou praticamos atos de maldade contra nosso próximo, na verdade estamos fazendo mal maior a nós mesmos, e sempre teremos o retorno  de forma avassaladora quando menos esperarmos. Isto poderá acontecer no momento seguinte, na semana seguinte, ou em qualquer dia subsequente ao ato, até o final de nossos dias. Poderemos ainda, levar sofrimento para a vida além desta vida. Assim é, por que está escrito: Nem um "J" ou til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Se iniciarmos o dia com pensamentos dignificantes, se praticarmos atos dignos, quanto de sofrimento não pouparíamos. É esta a vigilância que precisamos estabelecer sobre nossos atos, pensamentos e palavras.

PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO. SE orarmos e vigiarmos de forma permanente, dificilmente cairemos em tentação, por que a oração e a vigilância nos manterão em permanente comunhão com Deus.

Lutamos muito para conquistar bens materiais e fortuitos, que oxidam, os ladrões roubam, e pelos quais muitos são assassinados. E nesta luta pela conquista material, esquecemo-nos de lutar pela conquista de dons espirituais. Nosso distanciamento do Criador, nos deixa fragilizados e a mercê de inúmeros males, por isto contraímos doenças que às vezes, nem gastando tudo que amealhamos durante a existência é suficiente para o tratamento.

A maioria esmagadora da humanidade não compreende Deus. Simbolicamente o aprisiona em um templo para ser adorado entre quatro paredes, e julgam-no ali enclausurado. Você acha mesmo que Deus ou Jesus Cristo ficam ali aguardando sua visita com o fim de atender reivindicações que, diga-se de passagem, na maioria das vezes para obter a paz desejada, depende das atitudes do suplicante e não de Deus? Deus está em todos os lugares, nos templos também, desde que ali haja dois ou mais reunidos em seu nome.

É preciso acreditar que Deus verdadeiramente não nos coloca em situação tal que não possamos sair dela. Normalmente as situações difíceis por que passamos são necessárias ao nosso aprendizado e evolução. É através delas que desenvolveremos nossa inteligência e nos aperfeiçoamos.

Em lugar dos queixumes pelas dificuldades em nossa vida, devíamos esquecer a boa vida do vizinho e ir a luta para tornar a nossa, tal qual a dele, ou melhor.

Mas ao primeiro impasse, o que fazemos é correr logo em busca de um milagre. E haja promessas, melhor dizendo, negociatas: Se o Senhor santo tal me conceder essa benção eu farei isso ou aquilo em pagamento.
 

Essa essa atitude não corresponde aos anseios do Senhor. Ele quer que façamos no mínimo a nossa parte. E quando pedirmos algo, não devemos barganhar, oferecendo pagamento - Isto mais parece uma prestação de serviços mediante remuneração. Agora quando suplicamos uma benção em nosso benefício ou de alguém, devemos ser fervorosos e humildes na súplica, e se formos atendidos, devemos agradecer e orar bastante, aumentando mais ainda a nossa sintonia com o Altíssimo. Se não formos atendidos é por que Deus sabe que não é chegada a hora, ou o pedido não é digno.

Deus a eterna providência, sabe o de que precisamos antes que o peçamos e, se for do nosso merecimento, disponibilizará os meios para que a ajuda chegue a tempo.

Antes de pedirmos algo em nosso benefício, precisamos verificar se nossos atos pretéritos são dignos e nos capacitam a receber as bençãos desejadas, pois Jesus recomendou que antes de fazermos a nossa oferta, se tivermos algo contra alguém devíamos deixar a nossa oferta diante do altar e ir procurar nosso desafeto para reconciliação, e somente depois voltar e fazer a oferta.

Tenha um ótimo Domingo.


Escrito por Vicente Almeida
11/03/2012

4 comentários:

  1. Vicente,

    ótima reflexão pra iniciarmos a semana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Vicente Almeida.

    Tenham todos uma ótima semana.

    Abraço repleto de amor fraterno.

    Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. ... Aí eu disse:

    Sei que minhas postagens mexem com o brio de muitos leitores acostumados a ver a religião pelo lado de dentro, seguindo tradições religiosas pensando estar seguindo Deus.

    Os tempos mudaram e a compreensão humana antes limitada e obrigada a aceitar sem questionar, hoje transita por novos caminhos que revelam conhecimentos antes negados aos leigos como o direito de estudar sobre as origens da divindade e de si mesmo.

    Este que vos escreve, Sempre quis entender religião, mas quando via cada seguimento apresentando um deus segundo seus interesses, ficava sem compreender por que? Ora Deus é único e devia ser visto por todos da mesma forma.

    Sei que Ele não sai por ai fazendo milagres para satisfazer nossos caprichos mundanos, conforme pregam certas religiões. Sei também que Ele não pode ser confinado em lugares específicos conforme pregam outras religiões.

    Sei mais, que Deus onipotente estabeleceu leis eternas e imutáveis que regem tudo que há, e essas leis não podem ser alteradas para nos satisfazer.

    Na antiguidade. Segundo a Bíblia. Havia um deus para cada situação ou povo. Eram milhares e cada seguidor pretendia que o seu fosse melhor que o outro.

    Não vejo diferença nas religiões hoje disseminadas pelo planeta. Continua tudo como antes. A idolatria no mundo cristão já não existe, contudo, cada seguimento religioso idealizou um Deus diferente, ora milagreiro, ora magnânimo e ora vingativo que entrega sua criação à perdição eterna. Seguramente este não é o meu Deus.

    O Deus que eu amo nunca me abandonará, nem deverá atender meus caprichos. Sua lei é simplesmente justa e nada mais. Para ser feliz, preciso apenas cumprir sua lei.

    O nosso futuro não está escrito, e podemos fazê-lo como bem entender. Somos escultores da nossa vida. Podemos dar-lhe uma forma gloriosa e viver feliz, ou arrastar uma vida miserável por todos os nossos dias. Todo dia temos oportunidades de melhorar. Nós decidimos! Para tanto Deus nos concedeu o livre arbítrio.

    Confesso que sou Cristão, tenho uma fé imensa, frequento igrejas católicas, não questiono rituais de qualquer credo religioso pois, cada fiel deve seguir o seu coração e participar daquele com o qual mais se identifique. Deus entende perfeitamente.

    Nossas postagens visam falar sobre Deus e desmistificar tabus e temores implantados em nossas mentes durante a nossa juventude, de forma que possa também ajudar a juventude atual na compreensão do seu futuro e ter maior confiança no Criador.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Vicente.

    Um belo texto.

    Parabens.

    ResponderExcluir