Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ayres de Britto planeja julgar mensalão antes das eleições - Por Carolina Brigido - o Globo.



Ministro Ayres Britto - Futuro presidente do STF.

Sergipano de Propriá, o ministro Carlos Ayres Britto, 69 anos, vai assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira.

Será dele também a tarefa de presidir o julgamento do mensalão – um evento que ele quer marcar para antes do processo eleitoral, que começa em 6 de julho. Ao GLOBO, o ministro disse que os partidos políticos no Brasil ainda não têm “consistência ideológica” e, por isso, prefere votar em candidatos, não na legenda.

Revelou que, por três vezes, percebeu que votou errado após um julgamento, mas já não havia mais nada a ser feito. 

O STF está para julgar o mensalão e, dependendo do resultado, o PT pode sair enfraquecido em ano eleitoral. 

Para nós julgadores, o mensalão impressiona pela quantidade de réus, pelo número de páginas do processo, pelo número de testemunhas. Mas quanto ao nosso ânimo de fazer justiça, ele é um processo igual aos outros. O que nos cabe é perseverar na isenção, na imparcialidade, na análise objetiva das peças do processo, sem prejulgamentos.

O senhor, como presidente do STF, vai pautar o julgamento para breve?

Seja quem for o presidente do Supremo, um processo dessa envergadura, no campo quantitativo pelo menos, e em ano eleitoral, ele fará o possível para que não corram concomitantemente esse tipo de processo avultado, complexo, e o processo eleitoral. O ideal é que um não corra paralelo com o outro. Se for possível julgar o mensalão antes do dia 6 de julho, quando começa o processo eleitoral, é o ideal.

3 comentários:

  1. O Mensalão é tão escandaloso que somente um povo otário como o brasileiro aceitaria sem reagir. Nem mesmo os juízes do STF, nomeados pelo patrocinador do mensalão, tem a coragem de não se manisfestar pela condenação dos 38 bandidos. O Silvinho da Land House tirou da vareda quando acordou uma delação.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe o que está tirando o juizo dos petistas? Dizemn entre si: "Esses juizes que o Lula nomeou são sensiveis a opinião publica"! Os petistas sempre acharam que opinião publica era balela. Balela pra gente sem pudor, sem vergonha como eles.

    ResponderExcluir
  3. É MAIS FÁCIL UMA VACA DE VALDEMIRO SANTIAGO SAIR VOANDO ATÉ O QUINTAL DA CASA DE EDIR MACEDO NA ILHA DO CARIBE, DO QUE ESSE TRIBUNAL VOTAR ALGUMA COISA ANTES DAS ELEIÇÕES. A QUANTIDADE DE PROCESSOS PENDENTES QUE EXISTE NA JUSTIÇA BRASILEIRA, QUE DIARIAMENTE SÃO COLOCADOS SOBRE OS BIRÔS DOS CHEFES PELA MANHÃ E QUE RETORNAM PARA OS ARMÁRIOS NO FINAL DO EXPEDIENTE, SEM QUALQUER VISTO, DÃO É SONO NAS PESSOAS QUE VÃO EXAMINAR. POR OUTRO LADO, SE DESPACHAREM 100 PROCESSOS POR MÊS ELES GANHAM SEUS SALÁRIOS E VANTAGENS, QUE SOMAM R$ 50.000,00 OU MAIS. SE NÃO DESPACHAR NEM UM GANHAM A MESMA COISA, E SEM CORRER QUALQUER RISCO DE SER PERTURBADO PELA IMPRENSA... SE FOSSE VOCÊ, NO, LUGAR DELES TRABALHARIA? PENSE NISSO...
    NOS TRIBUNAIS O QUE ROLA MUITO É CAFEZINHO,BAJULADORES,ELOGIOS,FOFOCAS ETC. ETC. E TAL...

    ResponderExcluir