Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 16 de abril de 2012

ELE TOCA DE OUVIDO - Por Mundim do Vale.


Quando o peruano Mário Figuerôa passou fazendo shows em Várzea Alegre, chamou à atenção da cidade pela habilidade que ele tinha em exercer certas atividades difícil até para pessoas normais. Entre as suas limitações, lhe faltavam as mãos e os pés, mas mesmo assim ele colocava linha em agulha, tocava realejo, maracá e violão.
Antonito de Antônio Souza Assistiu o show no Recreio Social e ficou impressionado. No outro dia chegou no Roçado de Dentro e foi contar para seu irmão Pedro que era um excelente músico:
- Meu irmão você precisa ir olhar o aleijadinho peruano. Ele não tem mãos e toca violão melhor do que Chico Danga.
Pedro Souza botou o dedo no queixo com uma expressão de dúvida e falou:
- Pera Antonito! Se o homem não tem mãos como é que toca violão?
Antonito sem jeito respondeu:
- Pois é. Só se ele toca de ouvido.


Dedicado aos familiares do saudoso Antonito. Aquele que foi um ícone cultural da Terra do Arroz.

3 comentários:

  1. Mundim.
    Antonito sim tocava de ouvido, mas entendia de nota também. Se foi o maior tocador de pífano que Várzea Alegre já teve. Saudades deste grande amigo!

    ResponderExcluir
  2. Anos 80, Souxa Sobrinho promovia uns festivais de sanfoneiros transmitidos ao vivo pela Rádio Cultura direto do calçadão.
    Antes de começar, Nonato seu filho ocnta que Antonito se encostava na mesinha onde ficava o rádio esperando o primeiro candidado se apresentar. Quando Sousa chamou o primeiro e este puxou a sanfona, Antonito comentou: Ói, já começou engolindo uma nota! Margarida perguntou: Antonito, e coma é que tu sabe?
    _Cale a sua boca, Margarida, que você não entende nada de música, respondeu ele.

    ResponderExcluir
  3. Antonito era um grande ator. Como pai dos caretas, no desempenho do papel da velha, eximio cortador de tesouras, representava bem a arte e a cultura popular.

    ResponderExcluir