Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de janeiro de 2013

Um pouco de nossa historia - 005 - João Teixeira de Morais

Em Várzea-Alegre, quem não conheceu ou ouviu falar  do João Teixeira de Morais e seu Mercadinho? Quem não teve conhecimento de suas historias  risonhas e bem humoradas? João era um dos comerciantes mais benquisto de nossa terra, o mais querido e também o mais brincalhão.

João tinha uma freguesia nas ribeiras do Sanharol, Chico, Panelas, Coité, Caiana, Rosário, Gamelas, Capão, Amaro, Charneca e Unha de Gato. 

Um dia de feira movimentado, João escreveu numa cartolina o presente aviso para os fregueses: Domingo a Mulher do Papa chega de navio em Várzea-Alegre.

Só se ouvia o zum zum zum entre a matutada. A historia foi se disseminando de boca em boca e, o certo é que as oito horas  da manha do dia anunciado o patamar da igreja de São Raimundo estava lotado de homens, mulheres e crianças.

Quando o Padre Otávio botou a cabeça na porta da casa paroquial avistou aquele fuzuê. Perplexo perguntou para um deles de que se tratava. O camarada respondeu: Seu Padre é que seu João Teixeira falou que a mulher do Papa vai chegar de navio hoje pela manha. O padre, então respondeu: voltem pra suas casas que  a viagem foi adiada. E quando for confirmada novamente eu aviso pra vocês. 

Dizem que tinha um caboclo do Sanharol com uma duzia de foguetões debaixo do braço para soltar.

9 comentários:

  1. Dr. Bosco Teixeira, foi o informante. Estou vendendo a historia pelo mesmo preço que recebi. Nem mais nem menos.

    Um bom Domingo para todos.

    ResponderExcluir
  2. Boa! Comprei muito (não para mim, pois ainda era uma criança na época) no mercadinho do seu João Teixeira. Belas recordações.

    ResponderExcluir
  3. Ei, Morais, hoje é primeiro de abril! KKKKK
    Um grande e verdadeiro abraço.

    ResponderExcluir
  4. ÊITA MORAIS ESSA FOI BOA! LEMBRO-ME DO SR JOÃO TEIXEIRA JA BEM VELHINHO MORAVA NA RUA SÃO RAIMUNDO BEM PROXIMO A MINHA CASA EM UM QUARTO SOZINHO GOSTAVA DE SENTAR NUMA CADEIRA DE BALANÇO TINHA UMA UNHA ENORME NO PÉ DIZEM QUE ELE NÃO DEIXAVA CORTAR. EU DEVIA TER UNS DEZ ANOS NA ÈPOCA QUE BOA RECORTADAÇÃO!.

    ResponderExcluir
  5. Não conheci o seu comércio, mas alcancei seu João Teixeira, velhinho, morando perto da minha casa, no Beco da Liberdade. Era um homem inteligente, simpático e adepto à leitura. Foi a única que pessoa que conheci que possuiu o hábito de cheirar rapé, costume bastante difundido no início do século XX.
    Abraços, Morais.
    Adorei a história e a lembrança de seu João Teixeira.

    ResponderExcluir
  6. Nem li os comentários. P elo que conheci os personagens já sei que hoje é 01 de Abril..................

    ResponderExcluir
  7. Mentira, eu conheci essa Teixeirada toda. Tudo boa gente, João Teixeira,,Zé Teixeira, Oneida, Jákson ( o grande), a telma, eita!!!!!!!!!!!!
    E Dr. Bosco também! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Prezado Assis Costa.

    Os Teixeiras além de trabalhadores, honestos e honrados colocavam uma boa dose de humor em tudo que fazia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. MORAIS, não sei se história ou "estória"; porém muito engraçada...Só sei que com os seus arreamates caiu bem para o domingo. Valeu. Conheci muito o nosso saudoso seu JOÃO TEIXEIRA comprei várias vezes em seu mercadinho. Era realmente muito agradavel,, conhecido e querido por todos.Mas será se ele inventava fatos, conversas, fofocas??? Parecia tão santo....!!!!kkkkkkk....Essas estorias/histórias devem sempre virem á tona, estarem evidentes... de uma forma ou de outra, para que o nosso rico e "valoroso" passado não se apague, não desapareça...seja "relíquia" dentro do presente. Grande abraço e uma abençoada semana extensivos aos familiares, amigo...!!!

    ResponderExcluir