Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de abril de 2012

Joaquim Fiuza - Por Antonio Morais


Sempre que  um rapaz pedia a noiva em casamento o primeiro passo era o pai da moça ir com ela  comunicar ao pai do noivo.


João de Joaquim Fiuza noivou e, no outro dia,  o pai da noiva chegou cedinho no Chico com a filha.  Seu Joaquim o seu filho João pediu minha filha em casamento e eu  aceitei. Olhe seu Joaquim, minha filha é uma moça prendada,  trabalhadora, direita, só tem um defeito: é pobre. Joaquim Fiuza respondeu: vão sofrer muito!  Cada vez que o pai da moça repetia  a cantilena: Joaquim Fiuza  falava: vão sofrer muito.


Hoje em dia, quando perguntam como foi João? Ele responde: Pense num sofrimento grande. Pense num profeta.

2 comentários:

  1. Sempre que ando em Várzea-Alegre me abasteço com boas historias de sua gente. Desta feita me encontrei com o primo Lupim, e, ao voltar ao Crato, me lembrei de pelo menos quatro historias que ele narrou. Aí está a primeira do nosso saudoso Joaquim Fiuza.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Morais, ando com um caderninho, é ouvindo, vendo e iventando que nossas histórias se criam. Visite o palavras, será um prazer.

    ResponderExcluir