Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

VELHO E VIÚVO - Por Mundim do Vale



No ano de 1953, meu pai me chamou para ir com ele fazer uma visita, ao seu primo Joaquim André ( Pai de Luís Lisboa ) Aquele convite para ir ao Sanharol, para mim era como se fosse pra Miami. Eu fui da cidade para o Sanahrol , mais pabo do que jumento usando cela.
Na chegada meu pai deu a mão ao primo e eu fui subindo a calçada com uma certa dificuldade. Quando terminei a escalada, Joaquim perguntou:
- Já casou. REIMUNDO? ( Era assim que ele me tratava )
Eu respondí:
- Casei não. Mas já estou procurando uma noiva.
- Pois você cuide de achar, porque seu primo Chico da Formiga, faz 25 anos que procura e ainda não achou.
Meu pai perguntou:
- E é tão difícil arrumar uma noiva. Joaquim?
- Até que não é, Pedro. Difícil mesmo é uma  moça aguentar as eguagens de Chico do Formiga.
No ano 2000, exatamente 47 anos depois, o primo Joaquim estava adoentado e eu fui  com o meu pai novamente fazer uma visita a ele.
Dessa vez eu subi a calçada antes do que o meu pai. Quando eu cheguei na porta, O primo fez a mesma pergunta:
- Já casou. REIMUNDO?
Já, primo. Eu já tenho um filho rapaz e uma filha moça. Mas eu tou com muito medo de ficar viúvo.
- E é com medo de que?
- Com medo de ficar viúvo e não arranjar noiva. Porque eu novo e solteiro quase que não arranjo, imagine velho e viúvo.
- Pois você tá enganado, hoje em dia é mais fácil, tem um magote de cabrocha nova por aqui, doidas pra casar com velho aposentado, que é pra tomar o dinheiro dele e gastar com uns cabras sem futuro que não querem trabalhar.

Aquela foi a voz que conhecia a situação.

Um comentário:

  1. Prezado Mundim.

    Você hoje rebuscou uma grande figura.

    Joaquim André era dos filhos de Pedro e Zefa o mais engraçado.

    Fazia rir com muita arte.

    Muito bom seu causo.

    Parabens.

    ResponderExcluir