Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 15 de março de 2016

O depoimento de Lula à Polícia Federal - Por Augusto Nunes.



Desdenhou um jeca arrogante, despótico, sarcástico, truculento, mentiroso. O ególatra é um chato; se tem algum poder, torna-se despótico. Sarcástico, mentiroso, arrogante, truculento: eis o jeca no depoimento à Polícia Federal. 

Houve momentos em que parece que ele mandaria prender o solícito delegado. Achando que este lá estava para ouvir queixas, reclamou que Marisa Letícia não deveria ser chamada a depor por ter sido empregada doméstica aos 11 anos de idade. No lugar dela, que o procurador Conserino convocasse as próprias mãe ou mulher.

E se elas também tiverem exercido a profissão de empregada doméstica ou qualquer outra tão humilde? Deveriam depor da mesma forma no sinistro universo mental de Lula, pois o procurador comete o pecado de estar do lado da lei, ou seja, do lado moral oposto ao do jeca que, por exemplo, não se importou que Francenildo Pereira fosse um simples caseiro quando decidiu moê-lo pelo Estado posto à disposição da libido degenerada do partido através do governo mafioso. O pecado de Francenildo? Contrariar os interesses da súcia, o que o homenzinho despótico toma como coisa pessoal – é ofensa pessoal fazer incidir a lei sobre a divindade jeca.

No esplendor do primitivismo revelado em toda besta acuada, Lula é adepto da lei do mais forte manejada por ele. E é como o mais forte que ele se vê no universo mental cujo centro é o próprio umbigo nojento. Daí a abater um caseiro ou meter no meio a mãe e a mulher de quem só está cumprindo a lei, é apenas mais um movimento no bailado obscuro.

Um comentário:

  1. Para não ficar frente a frente com o Juiz Sergio Moro e se mijar todo, o Pajé cagão vai ser Ministro da Secretaria de Governo. Desta feita sem a Petrobrás, com os empreiteiros presos Lula vai ver o quanto é difícil negociar com deputados e senadores. Quanto ao foro privilegiado o Pajé vai se dar bem, vai humilhar os juízes da Suprema Corte - "Você não pode me condenar. Eu lhe nomeei. Você deve seu emprego a mim". Bonito né?

    ResponderExcluir