Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 2 de agosto de 2016

Desconfie de candidatos endinheirados - Por Antônio Morais

Terminada a etapa  das convenções surgem avaliações diversas. Os partidários consideram-nas uma mais numerosa, outra mais vibrante. Por elas todos são vencedores.

O fato é que toda eleição é como uma nova partida de baralho. Misturam-se as cartas e se começa um novo jogo. Quem for mais profissional vence, quem for amador perde. Não há como avaliar o final somando ou subtraindo votos ao resultado da eleição anterior.

Não é discurso piedoso, chorão e ressentido que interessa ao povo.  Habilidade na formação da aliança, prática no condução da campanha e lhaneza no trato com o eleitor. 

Antônio Ermírio de Moraes costumava definir a política como “a arte de pedir recursos aos ricos, pedir votos aos pobres e mentir para ambos na sequência”. Nessa formulação, somente o político é vilão. O oligarca faz companhia ao desafortunado no papel de vítima dos políticos venais. 

Traído pelo destino, Ermírio morreu em agosto de 2014, cinco meses após a explosão da Lava Jato. Uma pena. Vivo, o mandachuva Votorantim seria compelido a reformular sua tese. 

Vai começar em 16 de Agosto um espetáculo político diferente: uma eleição municipal em que as contribuições de empresas privadas estão proibidas.

Mesmo assim desconfie dos candidatos endinheirados.

Um comentário:

  1. O caixa dois está aí sem punição por parte da justiça. Muito dinheiro roubado está guardado e pode aparecer a qualque hora e momento.

    ResponderExcluir