Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de outubro de 2017

O ÍDOLO - Por Wilton Bezerra. Comentarista esportivo da TV Diário e Rádio Verdes Mares.


Quem andou sendo homenageado pelo Ceará foi Zé Eduardo, um dos grandes ídolos da história alvinegra. Disputadíssimo por muitos desportistas que procuraram entrar em contato e posar ao seu lado.

Dias atrás, o Fortaleza destacou a importância de Clodoaldo, como último grande ídolo de sua imensa torcida.

Só recentemente nossos clubes despertaram para esse tipo de lembrança-homenagem, destacando quem enriqueceu suas histórias. Trabalhar com o ouro do passado. É como se denomina essa iniciativa. Ações que deviam ser mais frequentes.

Os ídolos são arquétipos. Heróis para quem pratica e aprecia qualquer modalidade esportiva. Uns são conscientes da posição que ocupam no imaginário das pessoas e se comportam de forma compatível com o prestigio conquistado.

Outros não. São arrogantes, inacessíveis e até irresponsáveis.

Os primeiros são idolatrados. A proximidade de um deles provoca efeitos paralisantes nos admiradores. 

No futebol brasileiro, os ídolos estão rareando. Isso não é somente ruim. É péssimo. As novas gerações, de torcedores ou jogadores precisam ter a quem admirar.

Clubes que possuíram formações lendárias se transformaram em grandes nações de torcedores. A lista dos que merecem a celebração do reconhecimento é enorme.

Isso também é memória. Memória afetiva.

Um comentário:

  1. Zé Eduardo E Clodoaldo : quantas alegrias proporcionadas aos torcedores de seus clubes. Reconhecimento merecido.

    ResponderExcluir