Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de dezembro de 2017

HOMENAGEM NO ANIVERSÁRIO DE VÁRZEA - ALEGRE - Agradecimentos, Antônio Gonçalo de Souza.


O município de Várzea Alegre comemorou, com júbilo, o aniversário de seus 147 anos de emancipação no dia 10.10.2017. Em meio à festa e desfile, representações diversas da cultura, educação, artes e costumes da comunidade, numa ação elogiosa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Educação e Cultura. Grupos de alunos de escolas do município destacaram-se, como violeiros, comerciantes, agricultores, cantadores, etc. Nesse contexto, coube à Escola Iraci Moraes, do Bairro Betânia, representar os escritores varzealegrenses, sendo um dos destaques o livro recém-lançado, ”TROPEIRISMO NOSSO”, uma obra que retrata a trajetória de homens que, no passado, ofertaram o seu trabalho transportando cargas e gêneros na região.

A homenagem atingiu o amor-próprio do autor da obra, Antonio Gonçalo de Souza, e respectiva prefaciadora, Maria Linda Lemos Bezerra, com a suavidade do pouso de uma borboleta na flor do arrozal, alertando, ao mesmo tempo, para a elevação da responsabilidade, principalmente para com as áreas de educação e cultura do município.

Engrandecidos e irmanados com a láurea recebida, nos sentimos honrados em ter sido escolhidos com o congraçamento, notadamente, por que temos que reparar que a comunidade de Várzea Alegre é reconhecidamente afetiva e risonha, portanto, seus círculos culturais e educativos estão repletos de pessoas também dignas de serem agraciados com honraria da espécie.

Mas, convenhamos, é bom que assim seja, pois, parafraseando o conterrâneo Padre Antonio Vieira, diremos: “A honra e crédito maior de uma comunidade é que faltem cargos e sobejem beneméritos”. Saber-se que havia e há tantas personalidades e temas aptos à honraria, mais nos dignifica e emociona ter sido os escolhidos.

Honra-nos também a singularidade do estabelecimento destacado para representar a homenagem, juntando-nos aos demais escritores em um agradecimento fraterno, por sabermos da dedicação da professora que nomina a Escola Iraci Bezerra, por sermos conhecedores da contribuição que a mesma propiciou ao ensino no município de Várzea Alegre, notadamente, em uma época em que o primor e a perseverança se sobrepunham às incertezas, dificuldades de recursos e de investimentos para a área da educação. Aos varzealegrenses o nosso muito obrigado, notadamente, ao prefeito José Helder, respectivos secretários das pastas de educação e da cultura, Paulo Danúbio e Hélio Batista e também aos professores e demais funcionários da Escola Iraci Bezerra.

Um comentário: