Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 16 de janeiro de 2024

082 - O Crato de Antigamente - Antônio Morais.


A maior e mais bem conceituada empresa gráfica da região sul do estado do Ceará em décadas do século  passado foi a "Tipografia do Cariri". Empresa comercial pertencente a família Maia sob o comando de Dona Conceição Romão Maia, uma empreendedora de valor inigualável. Uma Senhora virtuosa, respeitada e admirada por quantos a conheciam. Uma Cristã generosa, devota fervorosa de Nossa Senhora da Penha, que colocava Deus à frente dos seus passos e do seu caminho.

Um dia um funcionário da empresa fez uma estripulia e foi preso. A mulher do preso foi à casa do Dr. Ribamar Cortez pedir socorro.  Dona Mundinha Bitu,  esposa  do nobre promotor de justiça informou que nada podia ser feito, visto que  o marido estava viajando. Sugeriu, então, que a suplicante procurasse Dona Conceição Maia, dona de empresa que empregava o detento.

Chegando na casa de Dona Conceição, depois de comunicar o ocorrido,  Dona Conceição foi à delegacia que ficava próximo da residência, onde hoje fica o "Museu do Crato", falar com o delegado.

Em lá chegando Dona Conceição falou para delegado : Solte esse rapaz, ele precisa ir trabalhar. O delegado perguntou : Quem é a senhora para me dá ordens?

A resposta veio em cima da bucha : Eu sou a dona da casa que o senhor mora e fazem seis meses que não me pagam o aluguel.

Solta, solta, solta rápido determinou o delegado para o carcereiro, e, assim se procedeu.

Deverasmente a resposta não podia ser mais perfeita, sem ser deselegante, sem ser grosseira, mas, com uma sinceridade impar.

4 comentários:

  1. Naqueles velhos tempos, era costume a prefeitura alugar casas para serem locadas por delegados, promotores e juízes. E, costumeiramente atrasava o pagamento do aluguel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O camarada sem razão, baixa a cabeça ou parte para a agressão. Não tem outto jeito.

      Excluir
  2. Morais,
    Não existem mais mulheres da estirpe de DONA CONCEIÇÃO ROMÃO.
    De todas as virtudes que engrandecem a sua personalidade,talvez a principal, sem sombras de dúvidas,era a sua humildade,inclusive nas suas vestes de cortes simples e práticas.
    Foi uma empresária de sucesso,uma mãe devotada,uma católica de atitudes irrepreencíveis,caridosa e amiga de toda hora.!

    ResponderExcluir
  3. Dona Conceição era uma mulher de uma simplicidade inigualável conhecia muita eu era funcionária da Antiga distribuidora Zé Osmar e sempre as duas empresas em sitonia.

    ResponderExcluir