Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 17 de maio de 2018

HISTÓRIAS SOBRE CANGAÇO - SÃO HISTÓRIAS IMPRESSIONANTES. MARIA BONITA EM APUROS - Por José Mendes Pereira


Se Lampião ainda estivesse vivo ninguém seria capaz de condenar ele e a sua rainha Maria Bonita, afirmando que ele era guei, que Maria Bonita era adúltera, e que o traía com o seu melhor amigo e compadre Luiz Pedro do Retiro, ou ainda, que entre ele, Luiz Pedro e Maria Bonita existia um triângulo amoroso.

Caçador de cangaceiros revela segredos do cangaço, que o ex-soldado Josias Valão dos Santos que era comandado do sargento Aniceto, conta fatos que aconteceram envolvendo os reis do cangaço Lampião e Maria Bonita.

Um deles é: Josias Valão dos Santos conta, por exemplo, que Lampião estava tuberculoso – doença natural na época; e que levava à morte.

Ainda, em 1938 o maior e mais famoso chefe de cangaceiro evitava os combates, como aconteceu na Fazenda Patos, no povoado Caboclo, no atual município de São José da Tapera-AL.

Uma manhã Lampião topou com o sargento Aniceto e, para surpresa da gente, não quis brigar. O sargento dizia que o cangaceiro Luiz Pedro do Retiro pedia para ele brigar, gritava desesperado. A gente estava com pouca munição e esperava que ele tivesse a iniciativa, mas Lampião foi embora, conta.

Lógico que eu não estava lá, mas fica meio duvidoso e para mostrar as minhas inquietações farei as seguintes perguntas:

1 – Como foi que as volantes descobriram que Lampião estava tuberculose, se nenhum dos seus comandados que conviviam diretamente com ele posteriormente chegou afirmar isso aos repórteres e pesquisadores do cangaço?

2 – Como é que eles sabiam que quem estava pedindo para Lampião brigar era o cangaceiro Luiz Pedro, que as volantes quase não tinham contatos com os cangaceiros para saberem de quem era aquela vós que estava forçando Lampião brigar?

Outro episódio que chamou a atenção de Josias foi a rebeldia do cangaceiro apelidado de “Diferente, que era viciado em baralho e, quando estava perdendo, falava palavrões. Numa partida em que se encontravam Lampião, Luiz Pedro, Maria Bonita e Sabonete, este era irmão do cangaceiro Borboleta, o cangaceiro soltou palavrões e foi recriminado por Luiz Pedro, que o chamou a atenção para a presença de Maria Bonita na mesa. E o cangaceiro desbocado reagiu, dizendo que Maria Bonita não era nenhuma santa. “Você c... ela...”, relatou Josias dizendo que essa passagem foi contada ao sargento Aniceto por um coiteiro. “A surpresa é que Lampião fez que não ouviu nada”.

O que o policial informou ao repórter que era Roberto Vila Nova foi o “DISSE ME DISSE”, pois a história já vinha de um coiteiro, que contou ao sargento Aniceto, e o Josias contou a Vila Nova.

Eu não me refiro ao repórter Roberto Vila Nova, pois ele apenas registrou o que Josias lhe informou. Mas eu acho muito difícil que isso tenha acontecido com Maria Bonita, pois ela detestava traições de cangaceiras.

“Certa vez, uma posição tomada por Corisco em relação à honra masculina, foi do caso amoroso entre Cristina e Português. Ela havia  traído com Jitirana, do bando de Corisco.

Português sentindo-se decepcionado contratou o cangaceiro Catingueira para limpar sua honra. Quando Catingueira chegou ao coito de Corisco, chamou Jitirana para terem uma conversa particular.

Nesse momento Maria Bonita e Lampião que estavam no coito de Corisco, aproximaram-se do local. Maria Bonita opinou que Cristina era a culpada, e deveria ser eliminada por Catingueira.

Foi quando Corisco lhe respondeu: “ Ela deu o que era dela! “Ninguém tem nada com isso”!

Não satisfeita com a resposta, Maria Bonita disse que Português iria ficar desmoralizado. Corisco deu um basta à discussão, exclamando: "- Ele que cuide da mulher dele! De Jitirana cuido eu!”.

Assim fica comprovado que Maria Bonita seria incapaz de trair seu companheiro, vez que ela sabia muito bem que, se traísse Lampião, morreria sem perdão.

Um comentário:

  1. Hoje é fácil ter a coragem de levantar duvidas quanto a fidelidade de Maria Bonita e a baitolagem de Lampião. Queria ver em tempo hábil.

    ResponderExcluir