Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 20 de junho de 2018

IGNORÂNCIA E ESTUPIDEZ - Por Wilton Bezerra.

Está aí uma “bela” dupla de área – ignorância e estupidez.

Já se sabe que uma parte dos brasileiros que viajam para o exterior carregam toneladas de ignorância.

Na Copa da Rússia, tem gente que já começou a fazer das suas.

Começa pelo Coronel Nunes, presidente da CBF, ao afirmar que cabe à nossa seleção quebrar um tabu: “Conquistar uma copa em território europeu”.

Vai ver que em 1958, quando ganhamos a Copa da Suécia, ele não tinha nascido e, por isso, não se ache obrigado a conhecer nada de geografia

Além de várias ignorâncias por conta própria, o Coronel acabou isolado da cúpula mundial do futebol por votar “errado” na escolha dos Estados Unidos, México e Canadá como sedes do próximo certame da FIFA. “Escolheu” o Marrocos, não se sabe porque.

Ampliando o leque, torcedores brasileiros são acusados de má educação e preconceito. Fazem piadas de terrorismo, com os árabes, de pobreza, com os negros, e de fedorentos, com os franceses.

No México, em 1986, era tarefa fácil identificar, de longe, grupos de nossa torcida pelo barulho e pelo estado etílico. Teve comemoração no Centro de Guadalajara, que contou até com presença de jogadores da seleção brasileira, como mostraram jornais mexicanos.

Na Itália, em 1990, na segunda Copa que acompanhamos para cobertura pelo rádio, os italianos não suportavam quando brasileiros se reuniam em espaços públicos. Motivo: as discussões em voz alta e a balbúrdia que provocavam. O italiano Carlo Maria Cipolla, em seu livro “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, de 1973, dividiu o ser humano em quatro grupos distintos:

Tolos.
Vigaristas.
Inteligentes.
Estúpidos.

Os estúpidos foram escolhidos como os piores.
São capazes de fazer mal aos outros sem ganhar nada com isso.

Um comentário:

  1. Meu caro Wilton - Não encontro qualificação para esses bandidos travestidos de torcedores, por serem pessoas com curso superior, títulos e anéis, mostrarem o seu mal caráter para o mundo assediando mulheres indefesas pelo fato de não entenderem o idioma. Machistas inveterados. O que esperar do resto da população pelo exemplo dado por esses pilantras cretinos.

    ResponderExcluir