Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 3 de outubro de 2018

AMIZADE É DESAFIO DE SER HUMANO - Por Edmilson Alves

Neste mundo fluídico, digitalizado, onde tudo é muito rápido, a INTERNET transformou o planeta em pequena aldeia, onde tudo se resume, praticamente, em gregários de redes sociais, dando a impressão de que se têm milhões de amigos. Ledo engano. Jamais, o homem moderno viveu tanta solidão. 

Na vida real, contrária à virtual, não existe, quase ninguém para conviver com você. Conviver e dividir alegrias, tristezas, problemas, inseguranças, ombro amigo que apoia, sem pedir nada em troca. A amizade existe para perfumar o jardim da vida, com alegorias de amor. A vida tem seus mistérios. Tudo é tão fluídico. Tudo é um processo de mudanças permanentes, em que ora o “FLY UP¨ da alegria, da saúde e da vida, dar a impressão de que somos eternos viventes. Mas, o mistério do existir, de repente corta o barato. Nós vivemos, similar à roda gigante, ora em cima, ora em baixo. São paradoxos. 

A vida é uma grande paradoxo. A única certeza é de que não existe certezas. Estou escrevendo este texto às quatro da manhã, fruto da inspiração de meu inconsciente que trabalhar e encontrar sabedoria enquanto durmo profundamente. Estou me dirigindo a meu querido doutor, RUBENS é seu nome. Doutor que tornou-se meu amigo e, logo, logo, meu irmão também se tornou! Tomei conhecimento que ontem, pegando-me de surpresa, ele foi submetido a uma vascularização no Hospital da UNIMED.. Ele já está em minhas preces, aliás, faço meditação e me comunico com “OS OMES LÁ RIBA” que, segundo a LEI DA ATRAÇÃO, a gente consegue apoio espiritual de tudo merecemos.

O mundo prover seus habitantes de isolamento que, jamais a criatura, viveu tão só. Jamais sentiu tanto a necessidade um abraço real. De um sorriso espontâneo, de um incentivo sincero. Tudo, lamentavelmente, apenas, é moeda de troca, cujo valor é falso. Poderá até brilhar, mas, não tem nenhuma importância. Vivemos o mundo das aparências: cabeça levantada, roupa bonita, impressão de riqueza. Que riqueza? Por acaso ser rico é somente ter dinheiro, mas, quando fala, só emite sons de besteira? Grande maioria, quando abre a boca, saem resíduos do intestino. A ternura que grande glamoroso demonstra ter é mera ficção! São poses para capas de revista. A persona desempenha vários personagens. Mas, na vida real é diferente. Quer conhecer o outro, conviva e misture escovas de dente. Quando as escovas dente são misturadas, descobre-se que ninguém é perfeito. Não existe perfeição humana.

Todos somos seres inacabados, em evolução. Com muita disposição, poderemos nos tornar seres perfectíveis, ou seja, jamais vamos ultrapassar o limite humano. O limite humano é intransponível. Pagamos por tudo que nos dão. Pior, pagam-nos com moeda falsa, que poderá brilhar, mas, não tem valor. A vida é assim, similar às ondas da roda gigante, ora em cima, ora em baixo. Não adianta reclamar do existir. Há pessoas que amanhece o dia reclamando de tudo. Atraem dores e sofrimentos: Lei da Atração. Aprendamos a ser um poeta da vida, plantando alegorias de amor no jardim da vida. Busque sentido pra viver. Buscando-a, possivelmente, encontrará... Com pensamento positivo, até a saúde poderá encontrar pra vida merecidamente desfrutar. Voltando à mesma tecla, sem ser repetitivo que, o grande vencedor é quem sabe amar.

Para ter amigos sinceros e a amizade conquistar, é amor que com amor se paga. É dando carinho que, carinho se recebe. A Afetividade proporciona felicidade. Quer ser feliz? A Lei da Atração traz aquilo que concentramos nossa energia! O cérebro humano funciona por associação de ideias promove o que é perfectível. Então, tenha foco em sua vida. O propósito da vida é perseguir a felicidade. Mas, quem é feliz? Só percebemos que o paraíso era um paraíso depois que dele fomos expulsos. O espetáculo da vida sempre foi assim –, além do prazer, também encontramos a face da angústia e da tristeza. O homem continua descobrindo através da ciência, fatos novos na natureza. O progresso técnico - científico caminha célere, anos luz, conquistando o domínio da clonagem de seres vivos, do espaço sideral, mas, falta-lhe o autoconhecimento!

Entretanto, só compreendemos essa verdade quando, em algum momento, passamos por uma tragédia inesperada! É o momento que nos alertamos para os bramidos surdos da alma que, entre súplicas e apelos, não tem limites para ampliar as fronteiras do sentimento humano. Quando uma existência digna nos preparou a velhice, não foi para recordarmos os arroubos irrequietos da juventude, mas, principalmente, para curtirmos a lembrança sutil das velhas, fraternas e verdadeiras amizades. Quando falamos de amizade, reportamo-nos ao sentimento mais puro da solidariedade, referimo-nos aos homens, espiritualmente amadurecidos e que deram certo. São pessoas que sempre estão disponíveis para ouvir o murmúrio de muitos que eventualmente sofreram tragédias e timidamente choram, sentem frio, sentem a dor da própria solidão.


Um comentário:

  1. "A agressividade está aumentando cada vez mais. Por qualquer motivo se grita, se diz palavrão, se bate, se mata...

    Maldade, inveja, feitiços... Sempre haverá aqueles que apelam para ignorância. Se não existisse o ódio, não daríamos tanto valor ao amor.

    Tão bom se voltasse a mente da pessoa adulta aquela maneira de ser criança, aquele espírito e coração que briga, mas logo esquece; está brigando novamente, mas não leva a mal.

    "O ódio é como um acido, pode fazer mais mal ao recipiente onde está do que em quem se derrama".


    ResponderExcluir