Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

POR QUEM OS SINOS DOBRAM? - Por Edmilson Alves.

Por quem os sinos dobram nos natais deste século?

Enquanto os supermercados das metrópoles do mundo ocidental‚ ficam engalanados, com luzes multicores, para festejar a Festa Natalina, ampliam-se os negócios de produtos até supérfluos, pra favorecer ágapes nas mesas fartas de quem tem dinheiro!

O mundo dos negócios entre consumidores ávidos de esbanjarem dinheiro compram supérfluos em busca de lenitivo, em tudo que ofusca a mente egoísta do agrupamento humano mais rico do planeta.

Por outro lado, a cicatriz social, no vasto campo da vida, resiste em manter (80) oitenta em cada cem 100) humanos, numa pobreza permanente, comendo sobras de lixões, pra sobreviverem.

Enquanto os sinos dobram na noite de nascimento‚ de Jesus, carrilhões de festejos e de alegria inebriam as metrópoles do Mundo Ocidental, multidões de meninos, nus iguais à figura do Menino Jesus, estarão presentes aos festejos, com semblantes tristes... Sujos... Doentes... Esfaimados... Raquíticos... Tísicos... Sem pais... Abandonados!

Jesus também nasceu em manjedoura provindo de pais invisíveis porque gente pobre sempre foi invisível. 

Os arautos propagam uma solução otimista no planejamento social, mas, nada executa. E tudo de bom que se deseja, através de mensagens natalinas, nada acontece! 


O fato é que Jesus já adulto, portador da luz da divina sabedoria pregava as coisas mais estranhas e contrárias ao judaísmo. Tudo chocava a crença e interpretações religiosas da época, aliado ao fato, Dele falar com mulheres prostitutas‚ comer com ladrões e criminosos. 

Mesmo‚ interpretando a Lei‚ em profundidade, seus atos eram reprimidos. Os “sábios” e “poderosos” tinham de acusá-lo. Poderia ser de outra forma? Era necessário que ele morresse do modo como foi morto, e não de morte natural ou esclerosado pela velhice. 

A crucificação de Cristo descobre razões, ainda hoje, em uma sociedade que continua adormecida na ignorância do mundo da Realidade Universal’, dividida entre os que mandam porque têm poder, e, os que obedecem porque querem sobreviver. 

Iluminação é clareza. É simplicidade! Jesus‚ em seus pronunciamentos não necessitou dos devaneios de nefelibata, não cantou a beleza dos céus estrelados, nem a grandeza do sol, nem a magia das noites prateadas pelos luares. 

Exaltou‚ com toda simplicidade‚ a beleza dos lírios dos campos e a leveza das aves dos céus. Entre, os homens, exaltou a pureza das crianças‚ o amor e os mansos de coração.

Se a nossa humanidade fosse espiritualmente madura, conceberia o cristianismo exatamente como JESUS o pregava como brotou de seus lábios e de seu coração. 

Mas, a humanidade continua espiritualmente imatura, percebendo o cristianismo segundo as conveniências e limitações de pregadores que se julgam donos de DEUS.

Um comentário: