Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

152 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Acima, alguns caririenses que lutaram pela eletrificação do sul-cearense. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha de mãos dadas.

Como surgiu a ideia para a eletrificação do Cariri, pelo sistema da CHESF– Companhia Hidroelétrica do São Francisco? 

O jornalista cratense José Jézer de Oliveira escreveu no jornalzinho da Casa do Ceará em Brasília: “Tudo teve início quando, no ano de 1949, o professor José Colombo de Sousa, à frente de um grupo de concludentes do curso de Administração e Economia, de Fortaleza, visitou as instalações da usina hidrelétrica do São Francisco.
 
Ali, surpreendentemente, constatou que a região do Cariri, pela sua localização geográfica, estaria inclusa no raio de ação da CHESF, para efeito de receber a energia a ser por ela gerada. 

Ao retornar à Fortaleza, Colombo de Sousa, através de entrevista ao jornal O POVO, deu a conhecer o fato, ao que se supõe ainda não do conhecimento das autoridades governamentais do Ceará”.

Em face da repercussão da entrevista, Colombo de Sousa foi convidado pelo Rotary do Crato a proferir palestra sobre o tema. Sua fala foi o “pontapé” inicial da aguerrida campanha em favor da eletrificação do Cariri. 

Essa campanha mobilizaria as classes mais representativas da sociedade caririense, principalmente das cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. 

Em Crato, a primeira manifestação para a eletrificação do Cariri ocorreu, como se observa, em 1949.

4 comentários:

  1. Como já afirmei noutros comentários Thomaz Osterne de Alencar, com a Associação Comercial do Crato teve participação muito importante em todos os empreendimentos implantados para o desenvolvimento do Crato e da região.

    Pergunto ainda existe a Associação Comercial do Crato?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não existe hoje em dia homens com espírito publico como estes da foto.

    ResponderExcluir
  3. Realmente existe uma grande diferença entre os homens públicos de ontem para da atualidade. Toda a região tem por obrigação reconhecer e agradecer a luta desses guerreiros!

    ResponderExcluir
  4. Só quem ama o Crato traz tantas informações reais.

    ResponderExcluir