Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de agosto de 2021

230 - O Crato de Antigamente - Postagem do Antônio Morais.


Wilton Bezerra, comentarista generalista.

O presidente Bolsonaro tem usado e abusado de sua retórica fecal e, pelo visto, se considera satisfeito com os resultados. Como dizem os pernambucanos: “A merda está cobrindo”.
Aproveito o gancho para reproduzir um pouco do diálogo inacreditável entre Hélio Pellegrino, psicanalista e poeta, e o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, quando este dava os últimos retoques em “O Amor nos Tempos do Cólera”.
Disse o escritor: “Os homens se dividem entre os que cagam bem e os que cagam mal”. E acrescentava se considerar incluído entre os últimos e ter inveja dos primeiros.
Hélio Pellegrino animou-se com a conversa e aproveitou a chance para criar uma tese: “O sujeito, ao sentar na privada, entra em contato com aquilo que é mais abjeto em sua intimidade; a excrescência repelida pelo organismo e o seu odor fétido”.
E arrematou, sugerindo um estudo comparativo sobre a consistência do cocô: “Há bostas piramidais, como as dos bois, bostas compridas como as dos cães. Bostas aguadas e disformes, como quem está sempre de caganeira”.
Sobre o assunto escatológico, chegamos a Várzea Alegre, interior do nosso Ceará, através de um causo que se sucedeu com o amigo Antônio Morais, bancário aposentado e contador de boas histórias.
Ao tomar parte na festa de aniversário de uma sobrinha, acabou se excedendo e comendo muito; de todas as iguarias, um pouco.
Foi parar no hospital, com infecção intestinal, onde passou a receber a visita de amigos preocupados com a sua saúde.
De um deles, recebeu o conselho: “Antônio, na nossa idade, não adianta querer comer tudo, do jeito que se quer. Os médicos têm razão e a gente só deve comer “o tantinho de cagar”.

Como se vê, os assuntos fecais são vastos.

Wilton Bezerra.

2 comentários:

  1. É meu dever informar que o causo aconteceu, portanto o amigo Wilton Bezerra conta a verdade. Numa segunda avaliação do texto devo reconhecer que ele está coberto de razão quando se refere ao presidente Bolsonaro. Para cagar tanta merda deve está comendo demais. O presidente está carecendo de um bom regime.

    ResponderExcluir
  2. Talvez ,para ele só resolva o REGIME CARCERÁRIO.

    ResponderExcluir