Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de julho de 2020

O fracasso do socialismo


    José Pio Martins é economista e reitor da Universidade Positivo. Tempos atrás ele publicou um excelente artigo, sob o título “Socialismo: o fracasso de uma ideia trágica”. Daquele artigo retirei dois parágrafos. a conferir.

“O primeiro patrimônio do ser humano é seu corpo, que, em uma sociedade civilizada, ninguém pode agredir nem escravizar. A única exigência contra o direito de domínio sobre seu corpo é que o indivíduo respeite o mesmo direito de seu semelhante e, não o fazendo, seja processado, julgado e punido nos termos de lei que assegure o devido processo e o direito de defesa”. 

“Uma questão que intriga é: por que surgiu a ideia socialista? Isto é, um regime sem direito de propriedade privada dos meios de produção? Karl Marx não gostou do que viu no começo da Revolução Industrial na Inglaterra em termos da jornada de trabalho dos operários e das precárias condições de vida. Um grande erro de Marx foi não perceber que o estoque de capital (fábricas, máquinas e equipamentos) não conseguia absorver todos os trabalhadores, pois a população explodia mais que o avanço da tecnologia e a produção de bens de capital”.

Encerro transcrevendo abaixo um excerto de um escrito do pensador católico, Prof. Plinio Correia de Oliveira:

“    Como todos sabem, cada homem é dono de si mesmo. E, portanto, é dono de sua própria capacidade de trabalho. Em consequência, também o é do fruto dessa capacidade, ou seja, do fruto do seu trabalho. Assim, cada homem tem um direito natural imediato sobre o que produz. E a violação desse direito é designada por uma palavra muito conhecida: roubo.
      Pouco importa que esse direito seja violado por outra pessoa ou pelo Estado: continua sempre a ser roubo. Pois tanto os Estados quando os indivíduos estão sujeitos ao 7º mandamento: não furtar.
     Pensam de modo exatamente oposto os marxistas. No regime comunista, todo produto do trabalho dos particulares pertence ao Estado. É um Estado-Ladrão, que ufanamente se proclama tal”.

Postado por Armando Lopes Rafael

3 comentários:

  1. “Para as esquerdas brasileiras, o socialismo não fracassou; é apenas um sucesso mal explicado.”

    “Segundo Marx, para acabar com os males do mundo, bastava distribuir. Foi fatal. Os socialistas nunca mais entenderam a escassez.”

    “Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo.”
    Roberto Campos.

    ResponderExcluir
  2. O problema com o socialismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba.

    Margaret Thatcher

    ResponderExcluir
  3. O socialismo é a filosofia do fracasso, a crença na ignorância, e a pregação da inveja.

    Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria.
    Winston Churchil.

    ResponderExcluir