Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Carta ao Menino Jesus – José Luís Lira (*)

    Querido Menino Jesus. Sei que para vós nada é comparável ao que vivemos, ao que sonhamos. Há mais 2019 anos celebramos vosso nascimento. E, podemos tratá-lo por Menino, embora saibamos que crescestes, que neste mundo encontrastes ternura e amor, mas, encontrastes a fúria, a inveja e a maldade. Ainda assim, sabemos da missão que vivestes – quase igual a nós –, mas, não tinhas o pecado em vós; que crescestes em fé e sabedoria; que foste ao deserto; escolhestes doze amigos para acompanhar-vos e n’eles retratastes a humanidade: homens de fé, corajosos, fracos... a inveja e a traição esteve entre eles; ensinaste que o amor é o maior mandamento; fostes  c-r-u-c-i-f-i-c-a-d-o.... ressuscitastes e a glória se instalou entre os que vos viram e, também, entre aqueles que não vos viram.

   Querido Menino Jesus, vou continuar a me dirigir a vós, Menino. Terno. Lindo como toda criança, independente de sexo, de cor, de raça, é. Todas as crianças são lindas e um dia dissestes, “deixai vir a mim as crianças, pois, delas são o reino dos céus”.

    Sabe Menino Jesus, penso que este ano muitos e muitos recorremos a vós. Não tem sido muito fácil. O mundo se abala com uma pandemia. Não se pode dizer que há uma parcela da população que foi atingida. Todos podem e não podem ser vítimas da pandemia. E eu venho vos pedir não “o retorno à normalidade”, mas, o fim da pandemia. Que a nova normalidade tenha mais amor, mais dignidade. Que, no momento, haja mais responsabilidade e que o mundo reconheça suas fragilidades e reconheça que é em vós que devemos buscar a solução para os problemas da humanidade. Nós vos pedimos que ilumineis os cientistas; aclareis as mentes arrogantes e que a solução para essa pandemia chegue à terra. 

    Ouvi uma mensagem comovedora de um neto para uma avó sobre a possibilidade deles não se encontrarem no Natal. O vosso aniversário acabou se tornando uma celebração da humanidade. Nem sempre a ternura prevalece. Sei que é difícil, mas, este ano a solidariedade tem que ser nosso diferencial. Muitas pessoas necessitam e mesmo com as limitações impostas, temos que fazer nossa parte. Aqui me recordo, mais uma vez, da missão de vosso filho Pe. Júlio Lancellotte, para quem Natal é todo dia, indo ao encontro dos irmãos mais necessitados.

     Vejo a cidade se preparando para a Noite Feliz, noite de vosso nascimento. E um clima de preocupação paira no ar. Até no Vaticano a Missa teve o horário alterado e haverá limitação de participantes. O medo ronda o mundo. 

     Essa semana, enquanto trabalhava na causa de beatificação de um servo vosso, Mons. Waldir Lopes de Castro, me impressionou um escrito dele na véspera do encontro definitivo dele convosco. Ele falava da visita de vossa Mãe, Maria Santíssima, à prima dela, Isabel. Ele dizia que Deus também nos quer visitar... e que “se essa visita foi ardentemente desejada, ela acontecerá. E essa visita poderá continuar-se. Assim, Natal nunca mais deixará de existir...”

   Que o medo se afaste e ouçamos o anjo: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Que convosco, Sagrado Menino, nos venham boas-novas, literalmente.
     Santo Natal a todos!

     (*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com mais de vinte livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.

Um comentário:

  1. Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda.
    Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil agradeça.
    Se a tristeza rondar alegre-se e quando ficar alegre contagie, você pode tudo.
    Tudo é possível pelo amor e pela fé que você tem em Deus!

    ResponderExcluir