Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

150 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.

Uma história muito bonita que mostra o lado positivo do trabalho, do estudo, da gratidão e reconhecimento.

Próximo de nossa casa, na Vila Jubilar morava o senhor Raimundo Alves Monteiro, o muito conhecido por todos "Seu Lasquinha". Tinha uma família grande, como de costume, eram todas aquela época de antanho.

Sua profissão era motorista de taxi. Possuía um velho DKW, locado no Posto Crato, na gloriosa Praça Siqueira Campos.

O fato, é que ele focava todos os seus esforços para educação dos filhos. Determinação total. Exigência acentuada e disciplina esmerada.

Assim, conseguiu formar o primeiro filho Dr. Francisco Alves Pereira em medicina pela Universidade Federal do Ceará. Em seguida o Dr. Francisco deslocou-se para a cidade de Campinas - São Paulo a fim de se submeter à prova seletiva em residência médica na área de anestesiologia. 

Foi uma batalha árdua, uma vez que eram vários candidatos oriundos de todo o pais disputando somente 4 vagas. Vencida esta etapa em primeira colocação surge a oportunidade, através de concurso envolvendo prova escrita e oral, de ser professor de medicina na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nos dois concursos mencionados a colocação foi simplesmente primeiro lugar. 

Depois do Dr. Francisco vieram os outros filhos com títulos superiores, O filho médico, tão logo pode, deu um carro novo ao seu pai. Um corcel 4 portas. Um luxo pra época.

No painel, no interior do carro, logo abaixo de onde estava encaixado o rádio, feita com  essa maquininha da foto, estava bem à vista do passageiro a tirinha com seguintes dizeres :

"O carro deu o doutor, e o doutor, deu o carro".

Seu Lasquinha foi proprietário da única Kombi do cariri que possuía seis portas. Por essa razão tal veiculo era foco de muita atenção. Inspirado numa música Seu Lasquinha mandou escrever no parachoque : "Boneca cobiçada".

Fonte  Professor Mariano Pereira e Dr. Francisco Alves Pereira.

5 comentários:

  1. Uma história bonita. Exemplo a ser seguido por todos.

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia o Mariano, fui colega dele no Colegio Estadual, não conhecia o Dr. Francisco. Na exposição de 2019 eu o vi de longe na Praça Siqueira Campos e me dirigir a ele com o meu jeito de irmão. Do lado dele estava aquela criatura que quando o Criador criou gastou toda humildade e singeleza do mundo. Eu vou estudar um pouco a saga do Dr. Francisco ela é simplesmente admiravel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio Mariano também tem pronomes e qualidades que deixam seu vasto curriculum com inveja! Eita família amada!!!!

      Excluir
  3. Maravilhoso! Sou neta do Sr Lasquinha, filha do Dr Francisco e posso dizer que essas histórias estufam meu peito de orgulho e gratidão. Posso dizer com toda certeza do mundo que o Sr Raimundo deu a vida a uma das criaturas mais brilhantes e únicas desse nosso planeta!

    ResponderExcluir
  4. Estou de Pleno acordo com as acertivas. A primeira a respeito do meu colega do Colegio Mariano de quem preso e admiro e a segunda com relação ao Dr. Francisco não existem adjetivos para qualifica-lo. Como escrevo no texto - Todos os filhos do seu Raimundo com titulos superiores. Isso basta.

    ResponderExcluir