Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 13 de julho de 2022

As Impressões que o Imperador e Imperatriz do Brasil causaram a Rainha Vitória - Postagem do Antônio Morais.

Em 1871 durante a primeira viagem que fizeram juntos a Europa, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina visitaram a Rainha Vitória da Inglaterra, então a monarca mais poderosa do Mundo em um de seus Palácios, a Osborne House na Isle of Wight.

A Rainha anotou em seu diário sua opinião sobre o casal : 

“Ele é muito alto, largo e robusto, um homem muito bonito, mas muito grisalho, embora tenha apenas 45 anos. A imperatriz, nativa de Nápoles, é muito gentil e agradável, tão simples e despretensiosa, ela tem a estatura baixa e robusta. 

A imperatriz além de amável é extremamente culta e toca piano melhor do que eu. O imperador anda por toda parte, vê tudo, quer saber sobre tudo um verdadeiro intelectual. 

Porém não gosta de formalidades, ele levanta as 05 da manhã e já sai às 06, ele falou comigo muito gentil e sabiamente, com o maior apreço por nossas instituições. 

O Brasil não poderia ter um melhor monarca, fiquei surpreendida com o nível cultural e conhecimentos gerais do imperador, infinitamente superiores aos meus. 

Eles irão brevemente a Coburgo visitar o túmulo de sua pobre filha Princesa Leopoldina".

2 comentários:

  1. Que bom se o Marechal Deodoro da Fonseca fosse vivo para ler as impressões que o mundo tem dos picaretas que governam a republiqueta de meia pataca proclamada por ele.

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem atesta o grande valor do segundo Imperador do Brasil, no conceito dos Chefes de Estado do mundo de então...Dom Pedro II se impunha pela retidão, cultura e estatura moral que possuía.

    ResponderExcluir