Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de julho de 2022

Pedro I deixa o filho pequeno como herdeiro da independência e dos muitos problemas do país - Postagem do Antônio Morais.

O menino cresceu sendo educado para ser um governante eficiente e de caráter. 

Trecho de carta de D. Pedro I ao filho e herdeiro ainda na tenra infância: 

"É mui necessário, para que possas fazer a felicidade do Brasil, tua pátria de nascimento e minha de adoção, que tu te faças digno da nação sobre que imperas, pelos teus muitos conhecimentos, boas e nobres maneiras, sejas muito diferente de mim, pois, meu adorado filho, o tempo em que se respeitavam os príncipes por serem príncipes unicamente acabou-se; no século em que estamos, em que os povos se acham assaz instruídos de seus direitos, é mister que os príncipes igualmente o estejam e conheçam que são simples homens, e não divindades." 

3 comentários:

  1. "A noite quando me deito,
    Fico a sonhar no meu leito.
    Com o Brasil dos Andradas,
    Ali a honestidade, nascia do coração.
    Hoje roubo e corrupção,
    É quem nasce primeiro,
    Em cada dez brasileiros,
    Tem oito ou nove ladrão".

    ResponderExcluir
  2. Morais: está comovente carta prova que na Monarquia nossos governantes estavam à altura do elevado cargo que exerciam...quanta diferença para os caóticos tempos republicanos atuais.

    ResponderExcluir
  3. E aquela assertiva que eu sempre faço : Na monarquia os pais preparam sucessores, na republica cuidam dos herdeiros.

    ResponderExcluir