Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Princesa Isabel do Brasil - Postagem do Antônio Morais.

Há exatos 176 anos, nascia aquela que se tornaria A Redentora, a Princesa D. Isabel do Brasil!

D. Isabel  foi a segunda filha, a primeira menina, do imperador D. Pedro II do Brasil e sua esposa a imperatriz D. Teresa Cristina das Duas Sicílias. Como a herdeira presuntiva do Império do Brasil, ela recebeu o título de Princesa Imperial.

A princesa serviu três vezes como regente do Império enquanto seu pai viajava pelo exterior. D. Isabel promoveu a abolição da escravidão durante sua terceira e última regência e acabou assinando a Lei Áurea em 1888. Apesar da ação ter se mostrado amplamente popular, houve forte oposição contra sua sucessão ao trono. 

O fato de ser mulher, seu forte catolicismo e casamento com um estrangeiro foram vistos como impedimentos contra ela, juntamente com a emancipação dos escravos, que gerou descontentamento entre ricos fazendeiros.

A monarquia brasileira foi abolida em 1889 e ela e sua família foram exilados por um golpe militar. D. Isabel passou seus últimos trinta anos de vida vivendo calmamente na França.

Não poderíamos deixar passar essa data tão especial para todo patriota: o nascimento daquela que teve seu trono usurpado! Teria sido uma grande imperatriz, muito à frente de seu tempo!

Que seu espírito esteja descansando em paz, Princesa!

Um comentário:

  1. Como dizia Odorico Paraguassu, é deverasmente revoltante conhecer os monarcas e conviver com esses picaretas a quem "Deodoro da Fonseca" entregou o Brasil.

    ResponderExcluir