Aproveitando um dos retornos que faço sempre a Quixadá, ontem à tardinha fui visitar o cantor WALTER RAMALHO, um ícone da música regional, que há pouco tempo despontou nacionalmente, através do programa "The Voice Brasil", da Rede Globo.
No trajeto de 12 Km entre a cidade e o Sítio Pau D'arco, ainda fui desfrutando e relembrando as belezas naturais da Pedra da Galinha Choca e a maravilhosa barragem do Açude Cedro. O sítio Pau D'arco, onde o artista mora, fica localizado junto à represa do magestoso reservatório.
Por já conhecer bem a região, visto que por 23 anos trabalhei ali como técnico do BNB, só quando estive chegando próximo da localidade é que fui me informar melhor sobre a casa propriamente dita do artista. Poucos metros à frente deparei-me com o mesmo, sentado em um banquinho em frente a sua morada simples, situada em um dos Lotes administrados pelo DNOCS.
Muito cordial e educadamente, Walter Ramalho, que no lugar onde reside é conhecido por "Waltinho", me apresentou o seu "Stúdio Musical" anexo a sua residência. Um trabalho próprio seu, que envolve cenário simples, mas pitoresco, onde instala seus intrumentos e acessórios da profissão.
Me falou de quando despertou para a música, ainda na adolescência; da época em que começou a ser reconhecido na região por ter porte físico e vozeirão parecidos como o cantor paraibano Zé Ramalho; e também sobre a oportunidade de ter participado recentemente do Programa da Rede Globo, no qual chegou a classificar-se para as "quartas de finais" da importante disputa.
Em meio aos registros fotográficos e visuais que fiz, aproveitei para autografar o meu livro "TROPEIRISMO NOSSO" e para agradecer-lhe por tão graciosa receptividade, aproveitando para desejar-lhe sucesso na sua nova empreitada, agora, à frente de sua "WALTER RAMALHO & BANDA", que está a fazer shows, com disponibilidade para todo Brasil.
Parabéns Antonio Gonçalo por disseminar a cultura que nasce da cabeça e mente criativa de gente como Walter Ramalho.
ResponderExcluirTudo na vida é uma questão de oportunidade. Se este senhor, quando jovem, tivesse tido a chance que outros tiveram certamente teria ido longe com o seu talento.
ResponderExcluirO Walter Ramalho sempre foi um pequeno agricultor. É uma pessoa simples e cirdial. Parece não ter maiores pretensões, apesar de seu talento musical. Como o Morais comentou, quem sabe, se tivesse dido descoberto na sua juventude, hoje seria um artista de renome.
ResponderExcluir