Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 28 de outubro de 2023

A realidade se impôs, Lula - Por Wilson Lima, O Antagonista.


Lula enfrenta um desafio sem precedentes em 2023: Congresso oposicionista, popularidade em queda e economia brasileira em recuperação

O presidente Lula sempre foi conhecido nos bastidores de Brasília como um animal político, como um homem com capacidade de articulação acima da média, como aquele que conseguiria destravar qualquer nó, por mais difícil que fosse. 

Eu confesso que sempre questionei essa máxima propalada nas rodas de conversa de Brasília. Afinal de contas, como já falei em várias edições do Papo Antagonista, é impossível se comparar o Lula de 2003 com o de 2023.  

Conseguir uma maioria no Congresso com apoio popular, economia forte e utilizando-se de métodos como a cooptação de parlamentares, como nos mandatos Lula 1 e Lula 2, é algo relativamente simples para quem tem algum tipo de leitura de cenário.  

Em 2023, a conjuntura é outra. Lula enfrenta um Congresso oposicionista, sua popularidade não é a mesma e a economia brasileira está em recuperação. Isso sim é um desafio para um “animal político”. 

O fato é que a realidade se impôs e Lula vê-se cada vez mais refém do Centrão.

Nesta semana, o presidente entregou a presidência da Caixa para o grupo de Arthur Lira; o próximo passo, é entregar as 12 vice-presidências do banco. Isso sem qualquer garantia de que o governo conseguirá obter a tão sonhada maioria folgada na Câmara, para que Lula consiga fazer avançar as suas pautas. 

“Eu fiz um acordo com o PP, com o Republicanos. Acho que é direito deles terem espaço no governo. Indicar uma pessoa que já esteve na Caixa, que já foi na Caixa, que já esteve no Ministério das Cidades, que tem currículo para isso. E eles juntos têm mais de 100 votos, e eu precisava desses votos para continuar governando”, disse Lula durante um café da manhã hoje para jornalista. 

Lula não é bobo, isso é fato. Não se sobrevive por aproximadamente 50 anos na atividade política sem qualquer tipo de articulação. Mas Lula está longe de ser um gênio, isso fica cada vez mais claro.

Um comentário:

  1. Ode anda o Lula da campanha contra orçamento secreto, Centrão do Governo Bolsonaro! Perguntou-me um amigo.
    Resposta : Lula não mudou, é o mesmo de sempre. Mentiroso, pilantra, enganador e sem carater.

    ResponderExcluir