Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 26 de abril de 2024

Engenho Lagoa Encantada - Por Bernadete Muniz.

Dr. Joaquim Fernandes Teles.

Estou aqui para pedir permissão para Compartilhar essas fotos da : Casa Grande e do Engenho da "Lagoa Encantada". Pois aí estão minhas raízes, a história de toda a minha família paterna, desde os meus tataravós. 

O meu Papai : Fideles Muniz do Nascimento foi um dos administradores da "LAGOA ENCANTADA", ele e o dono das terras naquela época, DR. Hermano Monteiro Teles. 


Fideles Muniz do Nascimento.

Eu nasci naquela Casa de Taípa, na entrada do terreno, perto da Cancela principal que dava acesso ao engenho, era um casinha pequenina, mas segundo o papai era tão bem feita, que todos achavam que era construída de tijolos, ele e o Dr. Hermano, diziam que queriam que a casa ficasse um brinco, pois ali iria residir o casal de amigos que seriam os chefes do engenho. 

Realmente, a casa ficou na história, pois os moradores diziam que alisaram tanto o barro, que ficaria mais segura que casa de tijolos, pois como era para seu FIDELIS, homem muito querido pelos moradores do local, que trabalharam com grande esmero. Pois é, casa pronta e seu Fideles, lá foi residir, com o tempo nasceu a primeira filha, Telma que a esposa do Dr. Hermano, foi logo dizendo, ela será a nossa primeira afilhada e, assim, além de grandes amigos tornaram-se compadres também. 

Tudo era uma maravilha, então veio a segunda filha, Salete e, com mais algum tempo veio a terceira, essa que vos fala, eu, Bernadete, só que quando os donos do engenho chegaram para me conhecer, disseram aos meus Pais, agora a Família aumentou e, vocês irão morar na Casa Grande. 

O meu papai entre assustado e feliz, disse, não compadre, aquela casa é de sua família, agradeço muito, mas continuaremos aqui, foi então que Dr. Hermano disse e, nós somos uma família só. 

Para o meu pai, que já considerava e tinha imenso respeito pela família Teles, foi um momento emocionante, quando passamos a residir na Casa Grande, os finais de semana, eram um festa, quando se reuniam as duas famílias, nunca, nunca houve a menor diferença no tratamento para conosco, todos éramos iguais. Engraçado né? 

Quando chegou a época para estudar, o meu pai disse e agora comprade como vou fazer para minhas filhas iniciar os estudos e, ele prontamente respondeu, Telma e Salete vão ser colegas dos meus filhos lá no Ginásio São PIO X. 

O papai disse, mas eu não tenho condições para arcar com as despesas, mas o Dr. Hermano disse, isso é comigo, providencie os documentos e leve-as até o colégio para fazer a matrícula. 

Só que a Bernadete, não gostou nada de ficar em casa sozinha, então disse ao pai e ao doutor, eu já sei Ler e escrever, quero estudar lá também, como os dois já conheciam bem a galêga deles quando queria algo, não pensaram duas vezes, arrume as coisinhas dela Rosinha, é o jeito, assim fui ser colega de Eurico Teles, o filho mais novo de Dr. Hermano.

Deus, quantas lembranças maravilhosas daquela época, onde o meu pai plantou as melhores safras de Cana de Açúcar, Arroz, Feijão e Milho, além de fazer a melhor cachaça da região. 

O nome de Lagoa Encantada, deu-se por causa de uma "Poça de Água" que tinha perto do engenho e diziam que ela era "ENCANTADA", eu nunca acreditei muito nessa história, pois sempre brincávamos perto e nunca vi nenhum príncipe e muito menos um sapo dourado por lá. 

Agora foi uma infância dourada que nós vivemos ali. Isso sim, é uma grande verdade.

Eu sou a menina loura, nascida na Lagoa Encantada, no dia 02 de Novembro, dia de finados, nasci sozinha, pois quando minha mãe disse, vai buscar Dona CEICINHA, só deu tempo meu Pai chegar na Cancela da Casa de Taípa e, minha MÃE me de à Luz, naquele quartinho só nós duas. 

Serei eternamente grata aos meus queridos pais, ao Dr. Hermano Teles e a Dona Euricinha sua esposa. 

OH! TEMPO BOM !

Um comentário:

  1. Parabéns por não ter perdido a capacidade de sentir saudades e de ser grata a Deus pela vida. Os iguais se atraem. Conheci todos os filhos do Dr. Joaquim Fernandes Teles do mais velho ao caçula. Todos admiráveis criaturas de Deus, pessoas humanas, simples e gentis. Sua família foi atraída por essa família porque era igual a eles, como disse os iguais se atraem. O seu depoimento é muito bonito, recebe o meu aplaudo e merece ser postado na pagina principal do Crato de Outrora. Você não precisa pedir permissão para postar tão belo relato. Sugiro que poste na pagina principal e não nos comentários, e, com fotos que ilustrem a história. Parabéns.

    ResponderExcluir