Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 17 de julho de 2024

Lembrando o Crato - Por José Ronald Brito.

Sem expor data, vejo-me andando sem pressa e memorando pessoas e lugares de um Crato sossegado, que hoje não mais exciste.

Descendo, como se dizia, do meu bairro Pimenta em direção ao centro da cidade pela rua Cel. Antonio Luiz, recordo-me inicialmente dos seus primeiros moradores : Pedro Praeira, Alexandre Belchior,  Pedro Teles,  Vicente Bezerra, Tomé Cabral, Osvaldo Honor e tantos outros.

Chegando ao bosque com seus enormes eucaliptos, lembrei-me de Pedro Norões, Expedito Bezerra, João Correia Vilar e Cândido Figueiredo. Em frente ao colégio Santa Tereza, o Bispo e o seu Palácio construído no terreno da casa onde nasceu o Padre Cicero e as Cabral.

Na Praça da Sé, no seu entorno residia muita gente importante : Dr. Gesteira, Dona Altina, Raimundo Pinheiro Couto, os Gonçalves, os Cortez e os Alencar Araripe. 

Ornavam ainda a Praça, a Câmara de Vereadores, a casa onde morou Dona Barbara de Alencar e a Sé Catedral.

Apressando um pouco o passo cheguei a rua Senador Pompeu, antiga Rua do Fogo, vi o prédio da antiga Cadeia Publica e vizinho a ela, mais a frente as casas de Ramiro Maia, Cláudio Castro, Macário Vieira de Brito e  do Major Ramiro Monteiro.

Sentei-me num banco da Praça Siqueira Campos, aí a emoção aumentou. Lembrei-me do Cine Cassino, Cine Moderno, Grande Hotel, Casa dos Leões, Bantim, Almir Carvalho, Brigadeiro, Melito, Tália Marcia, Dolores, Joaquim Patricio, Zé Honor, Abidoral e Britinho.

E os lugares daquele tempo?

Nascente, Pau do Guarda, Caixa D'agua, Ladeira da Matança, Seminário, Barro Vermelho, Glorinha e Gesso.

Encerrado a caminhada, voltando para o Pimenta num carro de praça, aí eu relembrei o carrinho de aluguel cratense que num certo dia transportou 12 passageiros : Seu Sete, As Três, Gessi e o motorista e proprietario Pedro Maia. 

Um comentário:

  1. Encerrado a caminhada, voltando para o Pimenta num carro de praça, aí eu relembrei o carrinho de aluguel cratense que num certo dia transportou 12 passageiros : Seu Sete, As Três, Gessi e o motorista e proprietário Pedro Maia.

    ResponderExcluir