Nascido por Volta de 1836, pois na data de 23.08.1865, na cidade de Icó, houve proposta para que o Alferes Raimundo Duarte Bezerra, então com 29 anos, substituísse a Francisco de Sousa Martins, falecido, no posto de tenente da Sexta Companhia do Batalhão número 28 da Guarda Nacional no município de Lavras, posto para o qual foi nomeado a 19.09.1865 pelo então Presidente da província Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo.
Fotografia acima encontrada no acervo documental do Instituto do Ceará, está atribuida a um certo Capitão Raimundo Duarte Bezerra, sem no entanto está associada a outros elementos biográficos do indivíduo.
A tradição oral suporta a hipótese do militar retratado ser este filho de papai Raimundo, já que Raimundo Duarte, após um casamento mal sucedido alistou-se como voluntário para a guerra do Paraguai, não tendo mais dado noticias. Como registram os autores Pedro Piau e Acelino Leandro.
Outro fato interessante é ter a primeira esposa de papai Raimundo, Tereza Maria de Jesus, entre os bens de seu casal listados no seu inventario "Uma espada aparelhada de prata com cento e trinta e oito oitavos, avaliadas pelos avaliadores a cem reis cada uma oitava que importa a quantia de treze mil o oitocentos reis", porventura semelhante a da fotografia, que de que de acordo com o inventário de papai Raimundo parece ter ainda pertencido ao irmão, já falecido naquela altura, Manuel Antônio Duarte.
Fonte - Livros sobre os irmãos Duarte Pinheiro dos autores George Ney e Herbert Duarte. Informações detalhadas acompanhadas de datas e registros oficiais.
ResponderExcluir