Na sociedade do desempenho e da vitória, não há mais paciência para derrotas e irregularidades. A paciência acaba e surge a esquizofrenia O futebol reflete nossa sociedade. Ou se é bem sucedido ou se estará, irremediavelmente, alijado. Te cuida, gente boa.
MULTIDÕES - As multidões não têm cor, nem condição humana. Costumam ser impiedosas e manipuláveis. O estalar de dedos de um líder irresponsável basta para atiçar a sua ira e provocar tragédias.
GRAVE - Não duvidem porque o momento é grave. Quando, muitas vezes, a gente se coloca contra a opinião geral, é aconselhado a não ser muito sincero. E bate a sugestão: "pega leve, parceiro, você pode se complicar". Medo, medo, medo.
OLHO VIVO. O poder está perdendo legitimidade, rapidamente. Isso não é ruim, é péssimo. Estopim para muita agitação. Olho vivo no lance. Estou alertando para que depois não me venham com a história de "eu quero mamãe".
FRASE. "Com o tempo, o mito vira realidade e a realidade vira mito. Dando-se mais um pouco de tempo ao tempo, a verdade aparecerá". Veríssimo.

A síndrome do contraditório.
ResponderExcluirObservo há muito tempo, com riqueza de detalhes, um fenômeno que venho notando nestes fóruns da internet frequentados, em sua ampla maioria, por uma garotada, creio que estudantes universitários, a julgar pelo teor das opiniões ali postadas.
Seus efeitos podem ser observados: É sempre a mesma coisa. Uma torrente de respostas aparece em seguida, separada por não mais que poucos minutos uma da outra. São, invariavelmente, gracinhas obscenas, daquelas do tipo feitas por adolescentes de 13 anos de idade.
Eu acompanho-as com um misto de curiosidade e repugnância, e noto que ninguém - absolutamente ninguém - sequer tenta refutar a argumentação do comentarista no post original.
Não exibem nem mesmo aqueles argumentos primários e dogmáticos que costumam brandir quando surge no fórum opinião de idêntico teor. Nada, absolutamente nada, só retardatices.
Chega a ser constrangedor. Trata-se, claramente, de uma reação de pânico: A simples menção de algum tema tem o poder de provocar curto-circuito na mente.
Não se compreende a reação da garotada nos embates: É a mesma reação de crianças de quem se tomou um brinquedo, um doce, um pirulito.