Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Luiz Gonzaga, nosso eterno rei do Baião - Por Antonio Morais

Na diversidade de assuntos que o Blog do Sanharol passa aos seus amigos leitores e colaboradores, hoje eu vou contar as proezas de dois encontros que tive com Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. 
O primeiro no ano de 1988. Eu estava na presidência do Lions Clube de Crato Centro e o contratei  para uma festa no Crato Tênis Clube. O Luiz se pudesse evitava despesas, ele era meio mão de vaca. Não quis ir para hotel, foi meu hospede, ficou em minha residência. 

Na nossa conversa, depois do almoço, eu falei pra ele que residia em Crato, mas era de Várzea-Alegre. Ele me adiantou que tinha má impressão de Várzea-Alegre porque fez uma apresentação para um empresário de lá e o acerto financeiro não saiu conforme o combinado. Com isso eu fui ao banco catei a merreca e paguei adiantado. A festa foi uma maravilha.

Na segunda vez, eu estava voltando da fazenda do amigo José Gilberto Mendonça e quando chegamos em Exu, na fazenda do Humberto Mendonça o Luiz Gonzaga estava deitado numa rede no alpendre da casa tirando um deforete. 

Quando acordou se levantou da rede e disse: Cecília me dê um pouco de coalhada que eu quero ir bufando pra “esses Mendonça” até o Crato. 

Viajamos juntos até o Crato de onde, no outro dia, seguiu para o Rio de Janeiro.

8 comentários:

  1. A escolha desta musica tem sentido. Aos seis anos de idade o meu pai me levou para um comicio, em 1958, em prol da candidatura do deputado federal Humberto Teixeira. Luiz Gonzaga era o garoto propaganda: tocou e cantou Xote das meninas.

    ResponderExcluir
  2. Interessante...........Apesar de ter cantado o nordeste, ser o maior representante da nossa música, representar e propagar nossos problemas,ser sem dúvida nenhuma o REI DO BAIÃO. Não é a primeira pessoa nem a única história que ouço falar dessas atitudes do rei do baião...

    ResponderExcluir
  3. Enio.

    Existem sempre a versão de um e a do outro. Patativa não fazia profissão de sua lira, mas patenteou Triste Partida antes de autorizar a gravação. Deu tudo certo. Jose Clementino entregou a musica e a letra de Eu sou do Banco prontinhas. Depois de gravada surgiram dois coautores. Hildelito Parente e o proprio Luiz Gonzaga.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Morais, fiz publicar no blog do Crato, em data não muito longíquo um texto em alussão a importância de "darmos" bons exemplos, na necessidade de estabelecermos relações mais edificantes.Sendo assim,quando o amigo publica textos como esse,trazendo exemplos de figuras que por aqui passaram e deixaram muitas saudades e lições de vida, age como um transformador, como uma "formiguinha" levando a cada um que acessa esse blog,motivios para deixarmos exemplos construtivos.Luiz Gonzaga, cidadão que infelizmente não tive o privilégio de conhecer,todavia lembro como se fosse hoje, eu com meus 10 anos, andava de bicicleta no centro do Crato,quando percebi o rei do baião entrar em um banco, acho que era o bic, ficava em frente aonde hoje é o banco do Brasil em Crato, fiquei encantado com aquela figura, pois meu Pai e avô viviam falando dele.É isso que temos que fazer, divulgar,mostrar, escancarar (desculpe-me a expressão) aos quatros cantos os bons exemplos, temos que falar de Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Cecilia Meireles, o José da quitanda,o Chico padeiro,o dono da budega, enfim, falar de todos que contribuiram e contribuem para um mundo melhor.Parabéns e continue com esse papel elucidação, de fundamental importância, sei que é um trabalho gradativo, todavia, chegaremos lá.Abraços. Luiz Cláudio Brito de Lima.

    ResponderExcluir
  5. Humberto Teixeira um dos 3 filhos ilustres da cidade onde moro, Iguatu. Os outros são o Maestro Eleazar de Carvalho e o Cantor e Compositor Evaldo Gouvêia, ainda vivo!
    Humberto Teixeira juntamente com Luiz Gonzaga foram os compositores da considerada (por votação) a 2ª maior música do século ficando atrás somente de Aquarela do Brasil!

    ResponderExcluir
  6. Luiz Claudio de Brito e Rodrigo Bitu.

    Obrigado pelos comentarios.

    ResponderExcluir
  7. redgedAjudei ao Reginaldo Silva, a montar a Exposição 60 anos do Baião, na Camara dos Deputados.
    As pérolas narradas por Reginaldo dariam um excelente livro.
    O Rei do Baião deixou herdeiros na mão apertada, e ainda juntando a herança de Seu Lunga. Dona Chiquinha é uma grande figura, agora pense: bruuuuttaa.
    Ou mulher difícil.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Elmano pela visita e pelas informações.

    ResponderExcluir