Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 24 de março de 2009

João Rodrigues.


No inicio de Março de 1969, cheguei ao Crato para fazer o curso colegial. Matriculei-me no Colégio Estadual Wilson Gonçalves no curso da tarde. O colegiado da classe era um misto de cearenses, pernambucanos, paraibanos. Logo foram se agrupando. A turma do cinema, a turma da biblioteca, a turma das tertúlias e a mais vibrante de todas, a turma do futebol.
Não houve dificuldade de se formar uma equipe. Entre eles, dois irmãos da Paraíba, conhecidos por Dê e Bi ou simplesmente os paraibas, filhos do senhor João Rodrigues. Fiz amizade com estes colegas e passei a freqüentar a residência deles como se da família fosse.
Na semana da pátria, portanto em Setembro de 1969, viajamos a Souza, cidade natal dos colegas. Coincidiu com a semana da padroeira do bairro onde os seus avós moravam, quermesse animada, gente jovem e bonita pra dedéu, bilhetinho vai bilhetinho vem pras meninas, a vida bem mais inocente e pura do que se vê nos nossos dias. Fizemos uma pescaria no Rio Piranhas onde fui apresentado aos seus amigos Negrito e Petrônio Gadelha. Depois do termino do curso colegial em 1971, como os chumbos de uma espingarda nos espalhamos todos e não mais encontrei os meus irmãos da Paraíba.
Graças à internet fui localizado através do Blog do Crato por um deles, o Raimundo Nonato Rodrigues que me trouxe noticias de toda a família. Todos muito bem sucedidos na vida, pelo merecido esforço, competência e aplicação. Gostaria que esta minha mensagem, em sua singeleza, levasse minha gratidão e reconhecimento por suas amizades.
A. Morais

7 comentários:

  1. Raimundo Nonato Rodrigues.

    Quando vier ao Juazeiro exijo que traga o Seu João até minha residencia. Quero matar a saudade dos amigos, dos velhos tempos.

    Um grande abraço.

    A Morais.

    ResponderExcluir
  2. Morais veja que interessante.........Lendo este seu comentário, quando falou da semana da patria, 07 de setembro 69.Pois bem no dia 09/09/69, nascia o 4º filho de Raimundo Menezes e Risomar(Eu).....Na vida temos que aproveitar os momentos, pois é deles que contruímos nosso futuro.

    ResponderExcluir
  3. É Enio Menezes, está exatamente aí o valor que tem 20 anos. A diferença de nossas idades. Voce novo danado, terminando o seu curso superior, casamento marcado, uma vida pela frente para viver e eu começando a arrastar os pés no chão, pensando seriamente a comprar uma bengala,e, o pior com um diabo de um Doutor: não coma isso, não comom aquilo, cuidado com a pressão, olhe o colesterol, deixa eu ver a diabetes.

    Um abraço e obrigado pelo comentario.

    ResponderExcluir
  4. Amigo A.Morais, suas palavras deixaram a nossa família alegre, feliz e sensibilisada, sobretudo pelo conteúdo elogioso ao nosso querido e amado pai, visto que este trabalhou a vida inteira com o objetivo único de bem educar os filhos. Pois, segundo ele, tudo o mais viria em decorrência formação acadêmica. Fique certo que na visita anual a Juazeiro, o levarei à sua residência para tentar reduzir a saudade dos tempos de estudante na cidade do Crato.
    Muito me alegrou a matéria com o nosso querido mestre e treinador de futebol, o Professor Alderico Damasceno.

    ResponderExcluir
  5. Nonato.

    Estarei aguardando a visita. Será prazerosa tenha certeza. Um grande abraço para todos.

    ResponderExcluir
  6. Nesta época também estudava no Estadual, mas não lembro o curso.

    ResponderExcluir
  7. Antonio

    Apesar das dificuldades enfrentadas foi uma epoca que marcou muito.

    ResponderExcluir