Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 27 de março de 2009

Protesto em verso.

Algumas cidades por serem finais de linha e porque não possuíam um bom acesso, por muito tempo, sofreram isolamento. Santana do Cariri, era uma delas. Monta as décadas de 50 e 60 que sua única casa de pasto era o Café da Rosa. Ali, tirando os clientes urbanos que tomavam um caldo ou um cafezinho, somente os mascates apareciam quando viajavam naquela direção. Um desses viajantes, na hora de pagar o repasto, achou que estava sendo explorado e deixou escrito, com carvão, na porta da " Casinha" o seu protesto:

Cariri de Santana,
Santana do Cariri;
Se o mundo tem cu
O cu do mundo é aqui!

Retornando para Fortaleza, depois de passar pelas cidades de Lavras e Icó, chegou finalmente ao Cedro, cidade com as mesmas características geográficas de Satana do Cariri, final de linha. Ali nem o Café da Rosa encontrou. O mascate teve de viajar para o Iguatu no mesmo dia e externou sua revolta:

Santana é o cu do mundo,
Lavras é merda só;
Icó é o cu de Lavras
E Cedro o cu do Icó.


Um comentário:

  1. O Deputado Otacilio Correia percorria os sertões em trabalho na busca de sua reeleição. Acompanhava uma caravana de aproximadamente 15 pessoas. Num povoado qualquer, autorizou a dona da casa de pasto prepará refeição para todos. Almoço farto, comida saborosa a base de galinha caipira, arroz e farofa etc. Na hora de pagar o maior absurdo. Otacilio perguntou: minha senhora galinha caipira é muito dificil por aqui? Não respondeu a Hoteleira, até que se encontra com facilidade, o que é muito dificil se vê por aqui é deputado.

    ResponderExcluir