Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de junho de 2022

O que são 40 anos ! - Por Antônio Morais.

Outro dia, recebi um e-mail de um amigo e ele me contava uma historia e dizia: “Aqui pra nós, há 40 anos”. Esta observação me chamou a atenção para o significado e importância que tem 40 anos. 

São no mínimo duas gerações e, se houver alguma pressa em se casar há tempo pra três. O que houve há mais de 40 anos, em sua vida, que você não esqueceu? Que lhe marcou? Pois bem essa historinha tem exatos 43 anos. 

Estávamos em pleno mês da Agosto, festa de São Raimundo Nonato - Varzea-Alegre. O parque instalado á Rua Getulio Vargas, jovem, na época com 15 anos, cursando o segundo ano ginasial no fervor de uma juventude inocente, pura, sadia e vibrante. 

Sentei num dos bancos da "Roda Gigante" com um colega de classe de nome José Ronaldo. Na cadeira posterior estavam também duas colegas de ginasio: Livânia e Regina. Radiantes de felicidades, brincando e acenando para outras colegas no meio da multidão. Livânia tinha os cabelos bem longos e jogou para trás sobre os ombros. 

Os cabelos engancharam no rolamento da poltrona e foram puxando a cabeça da mesma para trás e quando conseguiram para já estávamos todos aflitos com aquela situação. Foi um vexame, pois aquela época a classe de uma escola era um seguimento da família, os colegas eram como irmãos. Isso faz tanto tempo que até a musica que tocava no "Serviço de Som" do parque, no momento, ninguém conhece mais hoje em dia: Os incríveis.

A. Morais

3 comentários:

  1. Quando pararam o "Roda Gigante" encontraram uma tesoura e cortaram o cabelo da amiga que ficou careca de uma banda da cabeça. Há cinco anos me encontrei com a Livania em Porto Velho e nos lembramos do susto.

    ResponderExcluir
  2. É uma lamentável verdade, e eu estava lá.Não me lembrava do nome da garota, que por sinal era uma linda moça de cabelos pretos e longos. Agora, por falar em musica: certa vez um Rapaz, que estava passando ferias em Várzea- Alegre, me fez uma serenata muito moderna, de gravador;a musica escolhida, era o sucesso da época, mon amour meu bem ma fame de Reginaldo Rossi,ano de 73. Não sei se era Carnaval, ou Festa de Agosto. Quero de todo coração agradece-lo por tão lindo gesto. Abraço carinho e fraterno. Fátima

    ResponderExcluir
  3. No meu último encontro com a Livania ela me disse que ficou conhecida como a mulher da Roda Gigante.

    ResponderExcluir