Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Saudoso resgate - II - Por Mundim do Vale


No sonho eu fui a feira
Onde vi dona Zulmira
Depois vi Lula Goteira
Com uma banca de caipira
Vi Alencar e Barbinha
No café de Mariinha
Merendando tapioca
Na feira tinha de tudo
Eu vi até Ze do Mudo
Conversando com João Doca.

Eu sonhava mas ouvia
Uma pessoa dizer
Que ia chegar o dia
De Varzea-Alegre crescer
Era uma voz de verdade
Que falava da cidade
Com muita experiência
Mas esqueceu de falar
Que ela ia caminhar
Junto com a violência.

Vi padre Otavio rezando
Com uma hóstia na mão
Dona Santa comungando
Mas não vi o sacristão
Foi porque seu Amadeu
Neste dia adoeceu
E teve que se acamar
Mas vi Raimundo Teixeira
Subindo aquela ladeira
Apressada pra rezar.

Vi Caboclo do Rosario
Na calçada da Usina
Assisti o aniversario
Da senhora Adelina
Vi o poeta Bidinho
Na farmácia de Nelinho
Pra tomar uma injeção
Vi também Pedro Tonheiro
Quando contava o dinheiro
Da quermesse do leilão.

Este sonho tão gentil
Me deixou muito contente
Pois ele me conduziu
Pra capela São Vicente
Lá eu vi José Joaquim
Sentado perto de mim
Sem perder a paciência
Vi chegar num animal
Meu avô Joaquim Piau
Que vinha pra conferencia.

Vi o velho Irineu
E Bastião Marinheiro
Vi o coronel Dirceu
Que era o tesoureiro
Eu vi a cega Tereza
Sentada perto da mesa
Segurando uma bengala
Vi gente doando prata
Fiz a leitura da ata
No centro daquela sala.

Mundim do Vale

4 comentários:

  1. Mundim.
    Clic em cima da foto e voce verá o Açude do São Vicente. Esta obra resolveu em definmitivo o problema do Abastecimento dagua da cidade. Obra iniciada no final da decada de 1990. A lavanderia foi desbancada. Grande evolução na administração publica. Esta grandiosa obra foi construida contra a vontade do prefeito de então, que dificultou o quanto pode com embargos e mandados espalhados por muitos tribunais.

    ResponderExcluir
  2. Mundim, meu querido amigo e conterrâneo, lindo sonho! até parece que não somos a favor do progresso; mas lamento não vê minha Lagoa cheinha de dourados cachos de arroz. Veja quanta pretenção intitular a Lagoa de São Raimundo de minha.É verdade que Varzea-Alegre cresce, pena que estejam estagnados os pesamentos da maioria dos nossos irmãozinhos que tem o poder nas mãos,e não ligam a minima para os pobres Jumentinhos que estão a deriva estrada afora, trocados por motos, que poluem o meio ambiente, e causam vitimas todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Morais. No dia que me subiram na mesa da conferência para fazer a leitura da ata, escrita a mão pelo secretário Mundim Tibúrcio, eu tinha apenas quatro anos.
    Zé Joaquim olhou admirado e disse:
    - Eu só tou acreditando porque tou vendo.
    Mundim tibúrcio disse: eu estou vendo e estou acredidanto, porque esse menino é filho de Pedro Piau.
    Depois das palmas encheram meus bolsos de moedas e eu comprei o estoque de macúba do mercado velho.
    A deficiente visual que eu falo era Tereza a avó de lindalva, casada com Zé Dantas, morando hoje num terreno dos herdeiros de Assis Menezes.
    Abraço para os leitores do blog.
    Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo.
    Tereza era abisavó de Lindalva a avó era Maria tereza, esse pessoal era da família Marinheiro.
    Mundim

    ResponderExcluir