Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de agosto de 2015

Vira o motor - Viva! - Por Antonio Morais

Foto de Francisco Correia Lima, Dr. Hamilton.

No inicio da década de 1950, sem a redentora energia de Paulo Afonso, os comícios eram programados para encerrar, o mais tardar, às 10h da noite, horário que coincidia com o desligamento dos geradores que iluminavam a cidade. Em decorrência dessa precariedade, cada partido conduzia um gerador a diesel para atender a publicidade volante e à iluminação da área do comício.

Em um desses comícios, a cidade já às escuras e a aglomeração a ouvir o seu líder, sob o entusiasmo do animador, que intercalava a fala do orador com expressões: Viva o Doutor - Viva.

Eis que falta energia. Dr. Hamilton, ante a turba delirante, pede que “vire o motor” ao que o povão responde: Viva. Após insistir por mais de três vezes, que virasse o motor, diz em grito retumbante, resoluto e sem delonga: Magote de fio de umas éguas, eu estou mandando é virar o motor, e não viva o doutor. Hamilton Correia Lima foi prefeito de Varzea-Alegre de 1949 a 1950 e de 1954 a 1958.

3 comentários:

  1. Grande Dr. Hamilton, amigo do meu saudoso e querido, Avô Pai, Raimundo Alves Bezerra ( Raimundo Gibão)Tenho por Dr. Hamilton imensa gratidão, e muitas lembranças boas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, aquele motor que gerava a luz da pequena Várzea Alegre, era
    operado por Zé Saldanha ( José Gonzaga Vieira )Foi ele o filho de V. Alegre mais versátil que eu conheci. Era pedreiro, carpinteiro, oleiro, eletricista,
    rádio técnico e pintor. e no final da sua vida foi comerciante em Fortaleza.
    Abraços para os parentes de Saldanha.

    ResponderExcluir
  3. Este causo é uma apologia - uma adaptação a um outro contado pelo Saudoso Dario Maia Coimbra em seu livro Evocação ao Humor. Viva o Dario.

    Mundim e Fatima.

    A primeira grande obra publica de nossa terra foi a barragem da Cachoeira Dantas construída por Hamilton por volta de 1954. O prefeito retornava da Barragem em uma motocicleta e quebrou a corrente justo na casa de Antonio de Gonçalo seu maior amigo e eleitor.

    Antonio Gonçalo escalou Tota e Luis Gonçalo para empurrar a Moto. Quando passaram na casa de Zé de Ana, o maior adversário do Hamilton ele observou Hamilton montado na moto e os dois rapazes empurrando. Então não poupor: mas isso é que ser dois cabras aduladores.
    Na volta Zé de Ana perguntou aos rapazes se haviam ganho alguma coisa com o trabalho. Tota respondeu: ganhamos apenas o cheiro das bufonas de queijo do Hamilton. Coisas do passado e da politica.

    ResponderExcluir