Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LÁ IM NÓS ERA ASSIM - Por Mundim do Vale

Eu sou Raimundo Morais
Mas podem chamar Mundim,
Pra falar nossa linguagem
Toda hora estou afim.
O nosso palavreado,
Sem usar gíria e chiado,
Mantenho dentro de mim.

Égua eu chamava biroba
Sagüi chamava soim,
Calça cortada sorongo
Forro de cela coxim.
A prostituta era quenga,
Confusão chamava arenga
Cachaceiro papudim.

O tempero era mistura
Puxa-puxa era alfinim,
Melancia tamboroca
Comida pouco tiquim.
O Tamborete era assento,
Ataque era passamento
E gastura farnizim.

A boneca era calunga
Porco novo bacurim,
Chupeta era inganador
Emboscada era pantim.
Cinza de cachimbo sarro,
Papel de enrolar cigarro
Eu chamava papelim.

Louça suja era terém
Chocolate era quindim,
Acento de bicicleta
Era chamado celim.
Magarefe era marchante,
Vadio era retirante
Pobre coitado tadim.

Pedaço de rapadura
Eu chamava de taquim,
Pano de prato rodia
Corte na boca sapim.
Coisa ruim era xué,
Faca pequena quicé,
Suco ensacado dindim.

Boina de pano era touca
Cabelo ruim pichaim,
Profeta era adivinhão
Demônio era “ O coisa ruim “
Quem morresse era finado
E um ambiente apertado
Pra mim era cuviquim.

Entrançado de criança
Se chamava tranchinchim,
O Padre Cícero Romão
Eu chama meu Padim.
Sei que hoje está mudado,
Mas nosso palavreado,
LÁ IM NÓIS ERA ASSIM.

Mundim do Vale

2 comentários:

  1. Parabens Mundim.

    Só la em nois voce ia encontrar tantas palavras da verve de nossa gente pura, simples e boa. Voltei aos velhos tempos com tantas palavras vividas entre os meus.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Mundim, muitas palavras dessas eu continuo falando e ouvindo; telefono pra Maria, Tetê ou Izinha e pergunto: o que é a janta ai? e elas me respondem:ô minha filha, eu queria mesmo, era que fosse Baião de dois cum toicim torrado: mais eu vou cumê, é arroz cum ligume e uma carne véia maga e sem graça; sinto orgulho da simplicidade da minha família, da minha gente. Outro dia falei pro meu marido que estava com um farnizim nas pernas;ele perguntou: o que é isso? eu falei vai pesquisar;quem mandou casar com Cearense? rsrsrs. Abraço

    ResponderExcluir