Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Antão Leandro Bitu - Por Antonio Morais

Foto do Jovem Dr. Antão Leandro Bitu.

No final da década de 1950, nós, meninos do Sanharol, estudávamos com a professora Tiquinha Bitu, filha de seu Menininho Bitu e irmã de Antão Leandro Bitu. Um armazém do lado direito da casa servia-nos de sala de aula.
Depois de concluir o Ginásio em Várzea-Alegre viemos para o Crato, onde no Colégio Estadual fomos colegas de Classe. Neste mesmo período, fizemos inscrição para o concurso do Banco do Brasil, estudávamos em sua residência localizada a Rua Vicente Leite, no bairro Alto da Penha, ainda hoje pertencente aos familiares. Não logramos êxito no concurso.
Depois do colégio o amigo Antão fez vestibular e se formou em agronomia. Estava trabalhando no Paraná , onde foi vitima de um acidente de transito e veio a falecer muito jovem. Espero que os seus primos e conterrâneos tragam depoimentos a respeito deste conterrâneo vencedor para agregar a esta simples e humilde mensagem que faço nesta oportunidade.

Falar de Antão Bitu é falar de saudade, falar do bom amigo, colega humilde, simples e companheiro de longas batalhas.

Antão Leandro é referencia em nossa cidade com o nome em uma Escola de Ensino Fundamental – no Bairro onde nasceu – O Sanharol.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol originou-se de um bloco de carnaval, chamado “A velha debaixo da cama”, idealizado em 1976, pelo ilustre Antão Leandro Bitu, estudante, morador do bairro Sanharol, da cidade de Várzea Alegre-CE.

Saudades muitas e, eternas saudades

14 comentários:

  1. Antão Bitu.

    Era um exemplo de disciplina, respeito, humildade e amizade. Caçula de uma familia que teve como lider o ilustre Menininho Bitu. Chfe de familia exemplar, conselheiro e amigos de todas as horas. Não podia ser diferente. cabe muito bem o ditado: Tal pai tal filho.

    Deus abençõe na sua eterna morada.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  2. Morais, parabéns pela homenagem justa ao Dr. Antão Leandro Bitu.
    Somente uma pessoa sensível como você é capaz de escrever essa belíssima homenagem.
    Que Deus o tenha em sua morada.

    ResponderExcluir
  3. Morais, Antão Bitu era afilhado de minha mãe, pessoa a quem ele tinha muito respeito. Esse nosso primo era completo, pessoa humilde de uma personalidade inédita e uma visão de futuro voltada para ajudar as pessoas mais humildes.
    Durante o tempo de convivência com esse primo foi somente de alegria. Sempre descíamos juntos para a cidade com vista ao encontro das paqueras e participar dos bailes no Recreio Social, ponto de encontro de grandes festas da juventude e toda galera de nossa querida Várzea-Alegre.
    Com a morte de Antão Bitu até hoje a nossa comunidade do Sanharol e circunvizinhas estão de luto. Apenas o corpo desse cidadão permanece na sepultura, seus gestos de alegria, a sua beleza espiritual, as suas grandes amizades, seu carinho especial para com os primos, irmãos, pais, sua memória permanecerão no coração de todos os Varzealegreses

    ResponderExcluir
  4. Minininho Bitu e Ana Leandro Bitu tinham um carinho muito especial pelo seu filho Antão Bitu. Além de ser o caçula da família era um filho completo, muito respeitador e cumpridor dos seus deveres.
    Fundador do bloco a velha debaixo da cama grande sucesso do carnaval do período, surtindo efeito positivo e dando o ponta pé inicial para criação da Escola de Samba Mocidade Independente do Sanharol, hoje referencia e orgulho para todos os moradores de nossa comunidade. Antão, você é memória viva que está sempre presente nos nossos corações.

    ResponderExcluir
  5. Morais:

    Oportuno este seu resgate sobre seu conterrâneo Antão Leandro Bitu.
    Elogiável lembrar de quem já faleceu, pois para louvar os vivos, não falta os louvadores...

    ResponderExcluir
  6. Por força dos anos 60
    Tempo bom de pouca grana
    Quando íamos juntos ao baile
    Conquistar as belas bacanas
    Brincávamos num clima de paz
    Com o filho de dona Ana

    Dotado de muita inteligência
    Competência e bom humor
    Antão Bitu sempre presente
    Com o seu jeito de cantor
    Distribuindo seu sorriso
    Com presteza e muito amor

    No estudo muito eficiente
    Objetivando ajudar o produtor
    Para tanto fez agronomia
    Ciência da terra e do agricultor
    Seguinte as origens do pai
    Que também foi lavrador

    Dos filhos da nossa Terra
    Só nos resta muita solidão
    Desse ilustre filho amado
    Afirmo-lhes com precisão
    Partiu para eternidade
    Deixando muita recordação

    ResponderExcluir
  7. Prezado João Bitu.

    Parabens.

    Sempre que falamos das pessoas queridas, esquecemos algo. Por esta razão a importancia de depoimentos como esses seus, para agregar valores a memoria de tão importante amigo e conterraneo. Espero que outras pessoas tragam as suas manifestações de reconhecimento e gratidão pelo amigo Antão Bitu. Farei uma nova postagem quando se aproximar o Carnaval, desta feita com um resumo do que cada amigo falou, visto ter sido neste setor que Antão deixou semeado a semente da alegreia, da felicidade e da confraternização.

    Abraços.

    A.Morais

    ResponderExcluir
  8. Simplicidade era a sua marca, pois assim que chegava do Rio Grande do Sul, ía nos visitar, contar para nós dos seus estudos, das tradições do Rio Grande, era um entusiasta, s eformou naquilo que era a sua origem, que seu pai mais entendia e ele gostava por natureza. não deixava de comer o bolo d earroz de Ana de Santiago, te tomar o conhaque Dom Falsim na bodega do Tio Joaquim, d evisitar toda família e amigos. fez muito falta 'a agricultura deste País!
    Muitas saudades, por mail que o tempo passe!

    ResponderExcluir
  9. A. Morais, com a publicação da foto do Antão,lembro-me do colega do Estadual do Crato, que era muito brincalhão. Não tive com ele a mesma convivência que tive com você, Zé Flávio e Antonio Primo .Mas pelos depoimentos de quem com ele conviveu,tenho certeza que Deus reservou um bom lugar para ele.

    Raimundo Nonato Rodrigues, o paraibano.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Amigo Nonato.

    O Antão era da turma do Pedro meu irmão, um ano anterior a nossa. Nós faziamos o segundo ano e eles o primeiro. Por exemplo. Obrigado pela visita. Um forte abraço para o velho amigo João e toda familia.
    Deus lhes faça felizes.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  11. Saudade de um cidadão primo, amigo, colega de infância e adolescência. A morte de Antão Bitu calou toda Várzea-Alegre, homem simples de moral e de caráter, de coragem, de bom humor, bom filho, bom companheiro e a cima de tudo um ser que amava o povo de sua terra.
    Antão Bitu um grande guerreiro e mestre nos trabalham da agricultura ao lado do seu pai na luta do dia-a-dia buscando a sustentabilidade de sua empresa agrícola situada no Sítio Sanharol. Você primo foi exemplo de superação, de homem corajoso, de um cidadão que teve a coragem de deixar os familiares para buscar uma faculdade de agronomia no Rio Grande do Sul, ciência de suas origens e de sua aptidão. Quanta saudade sente desse primo irmão, que juntos compartilhamos em nossa querida comunidade Sanharol, do serviço braçal e desumano da agricultura no cultivo da subsistência, arroz, milho e feijão e como complementa da renda a pecuária e cultivo do algodão.
    Afirmo de público que com os meus olhos cheios de lágrimas não consigo mais expressar-me sobre o meu primo Antão Bitu. Sei que em função de sua bondade tenho certeza de sua permanência junto com Deus e muitos outros que deixaram saudades em nosso meio, jamais serão esquecidos por todos os Varzealegreses.

    ResponderExcluir
  12. Antônio Morais,
    Gostaria de agradecer a bela homenagem ao meu tio Antão Bitu. Esse grande personagem histórico do nosso querido Sanharol que não tive a oportunidade de conhecer, infelizmente teve a triste partida antes do meu nascimento. O que conheci do meu tio durante o meu tempo de vida contato pelos irmãos, primos e amigos, é que foi esse cara humilde, amigo e companheiro. Tive a grande oportunidade de tocar no seu instrumento musical no início da Mocidade Independente do Sanharol. Foi muito emocionante saber que estava tocando o instrumento do fundador da escola “A velha debaixo da cama” e mais ainda saber que era o meu tio que tão querido era na comunidade do Sanharol.

    Um grande abraço
    Arthur Sebastião Bitu Costa

    ResponderExcluir
  13. Prezado Artur.

    Eu costumo dizer que a humildade vence. Antão foi a criatura mais humilde que conheci. Espelhado no exemplo do pai Mininim Bitu, deixou um legado de belas virtudes: Solidariedade, amizade e consideração.

    Grande abraço.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  14. MEU AMIGO ANTONIO,HOJE VOCE ME FEZ VOLTAR AO TEMPO,LEMBRO MUITO BEM DO INESQUECIVEL COLEGA LA DA ESCOLA DE SUA IRMA TIKINHA.E LAMENTAVEL NAO ESTA JUNTO A NOS HOJE,CONTANDO SUA HISTORIA DE VIDA.MAS TALVEZ DEUS PRECISOU DE CHAMA-LO MAIS CEDO.QUE DEUS O TENHA EM UM BOM LUGAR.

    ResponderExcluir