Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

259 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


O bloco das piabas foi criado em Várzea-Alegre por iniciativa de algumas senhoras casadas que depois das lutas e labutas da casa durante o dia, também se achavam com o sagrado direito de se diverti. Esta foto é do inicio dos anos 90. Vemos Lais Holanda Costa e Nair a baixinha e mais outras amigas.

Fantasia simples, muita animação e brincadeira. Era muito respeitado, afinal de contas era composto pelas esposas e pelas mães de todos os brincantes da cidade. De uns anos para cá foi desativado e esquecido.

Este vídeo da Carmem Miranda cai bem com o Bloco das Piabas porque as foliãs só saiam para brincadeira quando davam à chupeta dos filhos e muitas vezes dos netos.

Infelizmente a anarquia e a baderna de hoje contribuem para que muitos não tenham animo para participar das festas mominas.



6 comentários:

  1. Nesta epoca, periodo de carnaval, semana santa e ferias a casa do Sanharol ficava friviando de gente. A hospitalidade do meu pai e da minha mãe atraia os amigos. Nesta carnaval eu levei um amigo do Bicbanco. Um cabrão sadio que só tronco de aroeira. Na hora do almoço, o amigo se abancou e vamos comer. O almoço um espinhaço de carneiro cozido, sarapatel de carneiro, uma galinha caipira, arroz, cuscus, macaxeira, paçoca e haja desespero do meu amigo para satisfazer o estomago. Eu já estava com vergonha da disposição gastronomica do amigo. Paramos todos e ficamos na mesa fazendo companhia. O meu pai se impacientou e disse: Tonha, traga um docinho de leite pra mim e um cabresto pra esse rapaz!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo diante da grandeza do carnaval atual o que muito contribui para o desenvolvimento do município, continuo preferindo os "nossos carnavais" . Tempo em que a folia momesca era mais sadia, tudo era uma festa... Tenho muita saudade dos carnavais no CREVA, onde os blocos ficavam na disputa de quem entrava por último no clube - isso prá causar mais impacto; um suspense quanto as fantasias - estas eram escondidas a sete chaves. Toda essa rivalidade muito amigável...
    Participei desse Bloco das Piabas e apesar de ser composto por senhoras - jovens, mães, avós... Era de uma alegria contagiante e muita animação... Bons Tempos... Saudades muitas.
    Abraços a todos que fazem o Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  3. Este bloco me fez lembrar de um carnaval em Ouro Preto! Quando o carnaval passar conto a história.

    ResponderExcluir
  4. Klebia Fiuza.

    Penso igual a voce. Hoje não há o romantismo, a singeleza, a amizade e a pureza daqueles tempos do Creva. Mas, as coisas mudam com o tempo e nada podemos fazer.

    Gloria - Aguardaremos a historia do Carnaval de Ouro Preto.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  5. Morais, hoje a população estudantil quadruplicou, o clube não comporta mais tantas pessoas e a bagunça corre solta pelo centro da cidade misturando-se com os turistas. Já não é o mesmo carnaval daquele tempo.

    ResponderExcluir
  6. Outro di aeu estava na casa de D. Geralda, aí chegou Dr. Carlile e esposa elogo foi tratado o asunto do desfile da Mocidade. Quando falaram em alas, Carlile perguntou; Qual a ala que Samuel vai? Quando falaram, ele disse; eu quero ir noutra bem longe dele.
    ( obs: Samuel come igual o amigo de Morais e depois vai bufando n aavenida.)

    ResponderExcluir