Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cronica para Jose Bastos Bitu - Por Antonio Morais

Família Bitu: Da esquerda para direita: João Bitu, sua filha Adriana Bitu, JOSÉ BITU BASTOS, sua filha Liliane Bitu e a esposa Anita, e Socorro Bitu.
Amigos.
Falar dos filhos de Raimundo Bitu e Cotinha é motivo e razão de muito orgulho para mim. A amizade e alegria semeadas pelos nossos pais foram disseminadas pelos seus descendentes. Falar de José Bitu Bastos é motivo de muita saudade. Nascemos em época próxima, a diferença de idade nossa era mínima. iniciamos nossa caminhada juntos. Descíamos do Sanharol enfrentando, lama, agua, chuva e sol para cumprir uma determinação dos nossos pais: se preparar pela educação para enfrentar a vida.

A caminhada minha e do José Bitu começou em 1964 quando nos preparávamos com a inesquecível professora Iraci Bezerra para o Admissão ao Ginásio - Um verdadeiro vestibular. Eu fui aprovado naquele ano e ele no ano seguinte. Estudávamos no mesmo Colégio - São Raimundo Nonato. Caminhávamos os mesmos caminhos Várzea-Alegre Sanharol e vice versa, espiando as pinhas de Vicente do Sapo e dia nenhum nos encorajamos a tirar uma, tamanho era o respeito a disciplina dos nossos pais.
Terminado o Ginásio em Várzea-Alegre, viemos para o Crato, morávamos na mesma casa, com a direção de minha avó Andrezinha, estudávamos no mesmo colégio, alimentávamos na mesma mesa, dormíamos no mesmo teto e assim nos tornamos mais irmãos.

Concluído o curso ginasial, no Crato não tinha faculdades, curso superior, eu comecei a trabalhar para criar oportunidades para os outros irmãos e José Bitu fez o mesmo. Mas, nos distanciamos um pouco, um para cada lado. José Bitu ingressou no ramo da agronomia e se tornou notável na área com atuação merecedora de elogios e aplausos na zona norte do estado, especificamente em Sobral. Eu permaneci em Crato, mas nossas amizades continuaram intactas, com base no modelo implantado pelos nossos pais.
Infelizmente Deus precisou de José Bitu antes do tempo e o tirou de nosso meio, levando para sua morada celeste.

Prezado João Bitu e familiares, vocês conhecem essa nossa historia e sabem que estou escrevendo com as palavras do coração.
Saudades.
Um forte abraço a todos.
Antônio Alves de Morais.

28 comentários:

  1. João Bitu.

    Falar dos seus pais e dos meus, dos seus irmãos e dos meus, de Pedro e do Ze Bitu me leva as lagrimas.

    Quando passamos, hoje em dia, na casa do Raimundo Bitu e Cotinha que vemos essa frota de automoveis, carro do marido, carro da esposa, carro do filho, lembramos dos velhos tempos, e reconhecemos este resultado como um tributo aos ideias de Raimundo e Cotinha. O mais importante é que eles souberam implantar tambem nos seus descendentes: A humildade, a amizade, a elgria e a sabedoria de viver na paz de Deus com os seus semelhantes. Saudades do Dedé.
    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. A vocês da familia BITU tudo de bom alegria gostaria um dia de conhece-los. Morro em Verê PR. Meu nome Claudir Fedrigo.Gostaria que meus pais fossem assim alegres mas so pensam em dinheiro. Não são felizes não dão abraços aos filhos.Não dão importancia a reunião familiar. Mas gtenho que levar a vida a diante. Divirta-se abraços a todos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Claudir.

    Agradecemos sua visita, fica com Deus no teu coração.
    Paz e Bem

    ResponderExcluir
  4. Amigo Morais:
    Lendo a crônica para seu amigo José Bitu, lendo o carinho e demonstração de reconhecimento que você tem pelo Sr. José André, Dona Tonha, pelo Sr. Raimundo Bitu e Dona Cotinha, sinto-me emocionada. É como se tivesse conhecido todos eles. Aliás, tive o prazer de conhecê-los e admirá-los através do Blog do Sanharol.
    É muito bom ler palavras que saem perfeitas, porque são proferidas com a linguagem do coração e nessa, você é catedrático!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Morais,

    Você poderia me tirar uma dúvida?
    Por que a expressão descer com a MIS?
    É porquê o Sanharol fica mais alto em relação ao centro da cidade?

    A propósito: Qual a altitude de Várzea Alegre em relação ao nível do mar?
    E qual a altitude do Sanharol em relação à Várzea Alegre ou ao mar?

    Glória

    ResponderExcluir
  6. Maria da Gloria.

    A altitude de varzea-Alegre em relação ao nivel do mar é 317 m .

    Tanto a sede do Municipio como o Bairro Sanharol tem a mesma altitude. Falamos descer por que o Sanharol fica ao poente e a sede do municipio fica ao nascente com relação um e outro. Por exemplo: Quem está no Pimenta em Crato Diz: vou descer para a Praça Siqueira Campos. Consideremos o Sanharol no Pimenta e a sede do Municipio na Praça Siqueira Campos.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  7. Morais.Para a resposta da escritora Glória eu tenho outra versão.
    Desde o tempo de José Raimundo existe a expressão subir e descer.
    Quem estivesse no Sanharol e viesse para a cidade, estava descendo porque vinha no mesmo sentido das águas do Machado.
    Quem fizesse o contrário estava subindo porque estava no sentido das cabeceiras.
    O que eu estou dizendo aqui eu ouví muito o nosso tío Zé da Ana dizendo.
    Abraço.
    Mundim.

    ResponderExcluir
  8. Morais:
    Você observando bem, do Pimenta à Praça Siqueira Campos existe um moderado declive, quase imperceptível. Então, quando dizemos: subir ou descer faz sentido. Não entendi muito a relação poente/nascente.
    Imaginava que o Sanharol ficava ao Sul da cidade de Várzea Alegre, contudo pela sua explicação o Sanharol fica a Oeste do centro da cidade?
    Obrigada
    Glória

    ResponderExcluir
  9. Bom: agora temos duas versões. Gostaria de saber qual a verdadeira. rs rs rs
    Gostaria de saber também se o Sanharol fica na entrada da cidade quando se vem no sentido Crato-Várzea Alegre.

    ResponderExcluir
  10. Tem razão Glória. Ao sul de V. Alegre ficao Roçado de Dentro, onde tem também uma escola de samba e de bambas.

    ResponderExcluir
  11. Glória. você vindo de Crato para V. Alegre pele Ce 55 ou estrada do algodão, o noso bom Sanharol fica antes.

    ResponderExcluir
  12. Raimundinho, no momento a localização de Várzea Alegre via fotos de satélites do Google Earth encontram-se prejudicadas. Logo mais eles atualizam as fotos e dá para visualizar com nitidez.
    Obrigada
    Glória

    ResponderExcluir
  13. Maria da Gloria.

    Vamos dizer que estivessemos no Palacio do Bispo virado para o Colegio Santa Tereza. Teriamos ao lado direito-Poente o Pimenta e ao esquerdo-Nascente a Praça Siqueira Campos. O Sanharol é para Varzea-Alegre o bairro do Lameiro para o Crato. Sem a ladeiro e bem mais proximo.

    ResponderExcluir
  14. Maria da Gloria.

    Vamos dizer que estivessemos no Palacio do Bispo virado para o Colegio Santa Tereza. Teriamos ao lado direito-Poente o Pimenta e ao esquerdo-Nascente a Praça Siqueira Campos. O Sanharol é para Varzea-Alegre o bairro do Lameiro para o Crato. Sem a ladeiro e bem mais proximo.

    ResponderExcluir
  15. Caros Geógrafos e Geólogos dos constrastes,

    Quem chegar na rodoviária de Várzea Alegre desejando ir para o ALTO da Prefeitura, um bairro da cidade; ao tomar o taxi, prontamente o motorista terá que descer duas ladeiras para atingir o ALTO desejado.

    Assim é a Rajalegre.

    ResponderExcluir
  16. Maria da Gloria.

    A explicação do Mundim do Vale é sabia, como sabio é o poema de Jose Alves de Figueiredo sobre o Rio Grangeiro. Do Pimenta as aguas descem pelo rio e banhando a cidade, quem faz o percurso contrario está subindo.

    ResponderExcluir
  17. Pois Morais, você acabou me dando uma boa informação. A nova e grande avenida do canal do Rio Granjeiro leva o nome do grande intelectual que foi José Alves de Figueiredo. Desconheço o poema, por certo a amiga Magali, sua neta, poderá me enviar o poema.
    Obrigada pelas informações.
    Quer dizer que em Várzea Alegre para se chegar ao ALTO da Prefeitura temos que descer duas ladeiras? Mas, é mesmo a cidade dos contrastes. Isto é Fantástico!

    ResponderExcluir
  18. Maria da Gloria.

    Varzea-Alegre é a terra do contraste, o Dr. Savio conhece tudo. Pra se chegar ao alto tem que descer. Pode?

    O Poema esta no Blog do Sanharol- Coloque no Google - A voz do Rio Grangeiro - Blog do Sanharol e voce verá que obra prima do Jose Alves de Figueiredo.

    Boa Noite.
    A.Morais

    ResponderExcluir
  19. ancaAo ler a crônica de Morais fico sem palavras para expressar-me sobre a perda do meu mano José Bitu. Realmente durante 27 anos fui à pessoa mais presente na sua vida por morar em São Benedito, também zona norte, disto apenas 120 km de Sobral.
    Participei do seu casamento em Forquilha, de sua graduação no curso de ciências contábeis pela UVA, formatura de sua filha Liliane Mara, para melhor dizer todos os meses estávamos juntos em famílias para lembrar a nossa infância e adolescência vivida juntos com os pais, manos e amigos do querido Sanharol.
    Morais, a recíproca sempre foi e continua sendo verdadeira. Você é sem sobra de dúvida uma pessoa amável por todos os filhos de Cotinha e Raimundo Bitu. Vejo como se expressa com segurança e de apreso sobre o meu mano, realmente foi uma pessoa muito ligado a você e seu mano Pedro, que também partiu para eternidade deixando saudades nos corações de todos que residem no nosso meio.

    ResponderExcluir
  20. Essa foto foi o ultimo desfile que meu mano participou pela Mis, nove dias depois ele foi vítima de um acidente de moto faltando apenas 100 para chegar em sua residência.

    ResponderExcluir
  21. apenas uma correção, faltando 100metros para sua residência.

    ResponderExcluir
  22. Palavras bonitas e verdadeiras,retratando o que era o meu primo Dedé;que nunca sairá das nossas lembranças,principalmente pelo seu modo alegre e descontraído de ser.
    Grande saudade.

    Socorro Bitu

    ResponderExcluir
  23. Prezados Claudir, Gloria Pinheiro, Raimundinho, Savio Pinheiro, João Bitu, Ludmyla, Socorro Bitu.

    Jose Bitu, Dedé, era calmo, espirituoso, sabia ouvir, e quando saia com as suas proezas matava um de rir.

    Certa feita Demontier e Pedro o levaram pra ver um jogo no Castelão entre o Fortaleza e o Guarani de Sobral no Castelão. Pedro e Demontier, bem como o estadio todo, torcendo pelo Fortaleza, e Dedé pelo Guarani. No guarani tinha um jogador chamado Tangerina. O jogo terminou de 3 x 0 para o guarani com tres gols de Tangerina.

    Nem no campo, nem na viagem de volta Dedé faz qualquer comentario, não deu um piu. Quando pararam o carro no apartamento que ele desceu , ele colocou as duas mãos na porta do carro, olhou para os meninos e disse: Tangerina é Rim! E saiu morrendo de rir tirando o maior sarro dos amigos. Saudades do Dedé.

    ResponderExcluir
  24. Realmente ele tinha umas coisas interessantes. Certo dia eu fui para sua casa com Ângela minha e esposa e nesse dia tomamos todas. Chega uma irmã de Anilta, cunhada dele e ele logo de imediato apresenta a cunhada para Ângela com a troca de termos, veja como: Ângela, essa menina aqui é irmã da mulher do meu marido. Ele queria dizer que a menina era irmã de Anilta sua esposa.

    ResponderExcluir
  25. Esse foi o verdadeiro da história da camisa volta ao mundo. Volta ao mundo no pique da moda ele pediu a meu pai para comprar uma camisa para ele. Meu pai com o seu bom humor que sempre teve deu-lhe a seguinte resposta: meu filho!!!!!, Nas condições que me encontro agora no momento não posso comprar nem volta ao meu cu, quanto mais ao mundo.

    ResponderExcluir
  26. Certa vez ele foi participar de um curso no CETREX, representando o município de onde trabalhava. O Município era Forquilha, cidade onde morava. O instrutor do curso perguntou qual era a cultua que representava a economia do Município de Forquilha????, Ele com seu jeito paciente e de bom humor respondeu: é cabo de baladeira senhor professor.

    ResponderExcluir
  27. João Bitu.

    Essa do cabo de baladeira é coisa de genio. Quase morro de rir.

    Até o carnaval.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelas lindas palavra que homenageiam meu pai!!! Eu, minha irmãs e minha mães estamos profundamente emocionadas e agradecidas com tanto carinho!! Ele realmente era uma pessoa alegre, feliz, inteligente, calmo... enfim: Um PAI maravilhoso que faz muita falta!!

    Um abraço pra todos os que fazem este blog!!

    ResponderExcluir