Abaixo, padre Edmilson Neves Ferreira - foto de Dihelson Mendonça
A nova Capela do Santíssimo
Com um projeto feito pelo arquiteto Waldemar Arraes Farias Filho, a nova capela do Santíssimo Sacramento – ainda em construção – deve ser inaugurada no dia 24 de abril, data consagrada a São Fidelis de Sigmaringa. A capela está localizada no lado direito da catedral de Crato. Terá ambiente climatizado para maior conforto dos fiéis que ali forem rezar.
O projeto arquitetônico prevê um altar de madeira – em estilo colonial – sobre o qual será colocado o antigo sacrário utilizado durante décadas no altar-mor da Sé cratense. Esse sacrário foi totalmente recuperado e se constitui numa peça sacra de grande valor. É feito em níquel branco-prateado, com motivos dourados na porta. A nova capela do Santíssimo será dotada ainda de dois vitrais, ora em confecção no estado de Minas Gerais.
Um desses vitrais terá a imagem da Mãe do Belo Amor, resgatando a mais antiga devoção mariana da região do Cariri: uma estatueta de madeira do século 18, com cerca de quarenta centímetros, ainda hoje existente, venerada desde 1740, ou seja, nos primórdios da Missão do Miranda, origem da cidade de Crato. O outro vitral resgata São Fidelis de Sigmaringa (foto à esquerda) – modelo de leigo e advogado católico, de religioso e mártir – escolhido co-padroeiro de Crato em 1745, por escolha de frei Carlos Maria de Ferrara, fundador desta cidade. É bom lembrar que até hoje não existia nenhuma referência ao co-padroeiro de Crato na igreja a ele co-consagrada. Com esse vitral a lacuna será sanada.
A nova capela do Santíssimo Sacramento terá ainda dois afrescos – que serão localizados ao lado dos vitrais – contendo pinturas eucarísticas.
Desde que assumiu a administração da Catedral de Nossa Senhora da Penha, padre Edmilson Neves Ferreira, vem – a cada ano – introduzindo melhoramentos naquele templo, além de restaurar o valioso acervo artístico-religioso da mais importante igreja da diocese de Crato.
Texto e Postagem: Armando Lopes Rafael
Gostei muito do texto do senhor Armando Lopes Rafael inclusive irei realizar uma pesquisa sobre a nossa senhora da penha e seu texto um deu muitas ideias.
ResponderExcluir