Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de março de 2010

SÓ DEVO A DEUS E AO MUNDO - Por Mundim do Vale

Para o mundo eu devo a vida
E a Deus devo o aval,
Numa dívida contraída
Desde o ventre maternal.
Já estava determinada,
Na financeira sagrada
O meu débito compulsório.
Enquanto eu ia nascendo,
Já tinha santo escrevendo
Meu nome lá no cartório.

Eu já nasci penhorado
Deus foi o meu avalista,
Mas como fui descuidado
Perdi a conta de vista.
Foi feito um parcelamento,
Dividido em mandamento
De dez prestações iguais.
Mas o pior de quem deve,
É ver a bola de neve
Cada vez crescendo mais.

Deus foi muito paciente
Nunca me pressionou,
Mas eu fui inadimplente
E a minha conta dobrou.
O débito teve um aumento,
Porque nenhum mandamento
Eu me esforcei pra pagar.
Fui um tanto sem futuro,
Não paguei nem mesmo o juro
Pra conta não aumentar.

Sei que não cuidei direito
Do que Deus me afiançou,
Mas se eu tinha defeito
Porque ele confiou?
Confesso que houve atraso,
Mas como eu foi curto o prazo
Não deu para resgatar.
Se prazo fosse maior,
E o juro fosse menor
Era mais fácil quitar.

Tudo que eu adquiria
Não era com méritos meus,
Quando uma coisa eu queria
Pedi em nome de Deus.
Abusei da concessão,
Deixei de ser, desde então
Depositário fiel.
Não coube mais liminar,
E o meu débito foi parar
Na dívida ativa do céu.

Não sei porque tanta pressa
Se é tão bom o fiador,
Depois que eu sair dessa
Nunca mais quero credor.
Eu nem assinei papel,
No crediário do céu
Pra está no S.p.C.
Se meu fiador tem crédito,
Porque não assume o débito
Então deixa prescrever?

Não fui um cristão honesto
Para honrar meu aval,
Meu título foi a protesto
Na justiça divinal.
Deixaram pela metade,
Pra ser pago em caridade
Mas eu não quis resgatar.
Hoje só me resta a vida,
Desgastada e abatida
Que o fiador vai tomar.

Mundim do vale

3 comentários:

  1. Mundim.

    Parabens pelo poema. Estou lhe aguardando na terça 16.o3.2010 avise-me na segunda e se sinta como se estivesse em casa.

    A. Morais

    ResponderExcluir
  2. esse cara tá igual um que conheço aqui em varzea alegre, deve só a quatro pessoa deus e o mundo, a torcida do flamengo e a do corinthians muito bom esse poema do raimundinho, que já lhe dou os parabéns pois hoje é dia da poesia

    ResponderExcluir
  3. Raimundim, você se supera e me surpreende a cada "escrito".... Cada um mais lindo, mais emotivo e mais "nosso".. Muitos parabéns por tanta sabedoria.

    ResponderExcluir