Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de abril de 2010

PROJETO SUPLICY - Por Mundim do Vale

Seu doutor não me acostumo
Com o que vi no jornal,
Ou o Brasil tá sem rumo
Ou é o juízo final.
Eu juro doutor que vi,
Uma tal de Suplicy
Se a memória não me some.
Eu entendi que ela quer,
Casar mulher com mulher
E também homem com homem.

No meu Vale do Machado
Eu vi gente se casar
Depois ser abençoado
Pelo padre do lugar.
Mais lá não tem disso não,
Casamento no sertão
Ainda é feito com fé.
Mulher se caca é com homem
Depois adota seu nome
E vive como deus quer.

Preste atenção seu doutor
Como o Brasil tá mudado,
Pela lei do criador
Esse projeto é errado.
A bíblia disse: Amai,
Crescei e multiplicai
Para o mundo povoar.
Mas do jeito que ela quer,
Casar mulher com mulher
Como vai Mutiplicar?

Não pode ficar direito
Homem com homem casar,
É tudo do mesmo jeito
Não dá pra multiplicar.
Mulher com mulher também,
Porque todas duas tem
A mesma coisa debaixo.
Tem que ser com a alma gêmea,
Macho se casar com fêmea
E fêmea casar com macho.

Esse povo do senado
E da câmara federal,
No lugar de resultado
Seus projetos fazem mal.
Me desculpe Suplicy,
Mas aqui no cariri
Seu projeto não tem vez.
Nossa lei é a primeira,
A mais pura e verdadeira
Que o código civil já fez.

Se a lei for aprovada
Nós vamos muito estranhar,
Calado sem dizer nada
É que não vamos ficar.
Espero que alei demore,
Que lá em Brasília more
E nunca venha aqui.
Pra nós ficar sossegado,
Todo mundo bem casado
Sem projeto Suplicy.

Mundim do Vale
25-06-97

3 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    Partindo de quem partiu o projeto, não se podia esperar coisa melhor, mas desta historia toda aproveita-se o seu poema, muito bem razoado e com um humor dos lá de nós de Rajalegre.
    Parabens.

    Casamento deve ser
    Como Deus deseja e quer:
    O Zé Chato com Jorvina
    E Tonha com Ze André,
    Vicente Felix com Zaber
    Zé Novo com Valdevina
    Para no fim da peleja
    Nascer menino e menina.

    ResponderExcluir
  2. No sábado, dia 03, quando estava tudo pronto para começar a festa de aniversário de Manoel Aquino Neto, vovê só escutava era cadê, Nanum, Cadê Nanum... até que Nonato Sousa disse: Deve tá lá em Alberto. Aí Jean de Senhor disse: _Não, eu deixei ele lá no mercado no meio d edois violeiros, ele estar que nem Cristo: no meio de dois ladrão

    ResponderExcluir
  3. É vero, Giovani.
    A dupla de repentista foi mais um percentual de cultura que eu acrescentei ao pacote que trouxe da nossa terra.
    Abraço.
    nanum.

    ResponderExcluir