Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mundim do Cariri - Por Mundim do Vale

De Crato pra Juazeiro,
De Juazeiro pra Crato,
Eu tou achando um barato
Minha vida de estradeiro.
Tou bem perto do Granjeiro,
Romoaldo e Murití.
Tem um mês que estou aqui
E vou terminar ficando.
Porque já tão me chamando
De Mundim do Carirí.

Do blog eu fiquei ausente
Porque tou no barro Branco,
Para ser bastante franco
O lugar é bem carente.
O que sobra é o sol quente
O que falta é água fria,
Até mesmo a energia
Ningém sabe o que fazer.
E eu só posso dizer:
- Ôxente. Vixe maria.

No retorno eu vou passar
Na minha terra do arroz,
Comer um baião de dois
E vê Poivinha rimar.
Se magnólia chegar,
Eu vou contar um fuchico
Que aconteceu no Chico.
Foi um causo sem futuro,
Porque tando no escuro
Não é bom cassar pinico.

Dedicado aos amigos do Cariri e do Vale do Machado.

8 comentários:

  1. Mundim.

    Amanhã vou lhe procurar. Uns atropelos da vida provocaram essa minha ausencia.

    Até amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Morais.
    Eu também fiquei triste com os seus atropelos.
    Só hoje estou tendo oportunidade de espressar meus sentimentos a você e a Nair pela falta do Paulinho, que era quase meu visinho
    Aqui no barro Branco.

    ResponderExcluir
  3. é muito bom o poema, mas aqui em varzea alegre certeza certa ele encontrar é a minha pessoa do que as duas citadas no poema

    ResponderExcluir
  4. que a Magnólia vai estar por lá, não sei se vai a encontrar pois só vai no mês de junho, mas já ai na porta que importa esperar mais um bocadinho pra contar o fuxico do Chico que tô doida pra ficar sabendo. Eita! Que pena danada eu não poder está ai também assim junto eu ia contar alguns fuxicos da palmeirinha do Duquinco.
    Um grande abraço pra você Mundim .

    ResponderExcluir
  5. Mundim,

    Eu mesmo aqui de Sobral
    Acompanho seu trabalho
    Caminhando nas estradas
    Passando pelos atalhos
    E pelos cantos que passo
    deixo pra trás os retalhos
    e pra você meu abraço

    ResponderExcluir
  6. só aprende tentando
    isso é uma realidade
    porque na verdade
    você está glosando
    e eu comentando
    esse verso seu
    pois o que aconteceu
    ficou muito bom
    sem se quer sair do tom
    ficou melhor que o meu

    ResponderExcluir
  7. Claude.
    Eu tou no seu Cariri
    Mas estou bem à vontade,
    Quando me aperta a saudade
    É só roer um piquí.
    Depois que eu sair daquí
    O destino é a capital,
    Porque não acho normal
    Está mudando meu traço.
    Mas daqui vai meu abraço
    Pra você lá em Sobral.

    ResponderExcluir
  8. Mundin,

    Eu moro no Cariri
    E no Cariri não te vejo
    Apesar do meu desejo
    Ser de te ver por aqui.
    Porém, eu falo pra ti
    Do desencontro em questão.
    Nunca paro em meu torrão
    Pois trabalho todo dia
    Com doentes, em agonia,
    Na escala do plantão.

    Um Abraço.

    ResponderExcluir