Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Curiosidades Catolicas - Evaristo Eduardo de Miranda


Santa Verónica é a precursora da fotografia?

Santa Verónica é o nome dado pela tradição popular a uma das Santas Mulheres que acompanharam Jesus no caminho do Calvário. Em dado momento da via crucis , ela enxugou o seu rosto ensangüentado. A figura do rosto de Jesus, ficou gravada no tecido como uma impressão feita de sangue, suor e lágrimas. Uma fotografia primitiva. A lenda, baseada em relatos apócrifos, apareceu no século VI com diversas variantes. Uma delas conta que Verônica, antes de morrer, deixou esse véu para São Clemente, um dos primeiros papas. Canonizada pelo povo, Santa Verônica deve ter morrido muito, muito velhinha, pois para alcançar São Clemente seria mais do que centenária. O relato mais antigo sobre Verônica é do século V, no evangelho apócrifo de Nicodemos.

Um comentário:

  1. Por onde anda a relíquia da Sagrada Face?
    O véu de Verônica ou a relíquia da Sagrada Face é venerada em Roma desde o século X, mesmo se teoricamente já havia chegado por lá no século II. Outras cidades européias pretendem igualmente possuir o véu autentico, e não uma imagem da imagem. Dentre as varias igrejas a reivindicarem a posse do véu de Verônica estão a Basílica de São Pedro, Itália, a catedral de Nossa Senhora Assunção, Espanha, a Basílica do Sacré Cceur, França, o Mosteiro da Santa face, Espanha.
    Parece uma clássica multiplicação da relíquia, mas neste caso haveria uma exploração lógica graças a uma outra lenda. Verônica teria dobrado seu paninho antes de enxugar o rosto de jesus e a sua face imprimiu-se de lado a lado, o que explicaria a existência das quatro relíquias.

    ResponderExcluir