Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Antes tarde do que nunca -- postado por Armando Rafael


Fidel Castro admite que modelo cubano não funciona mais
Fonte: jornal O POVO com matéria da AFP
Fidel Castro adotou um tom de incomum de arrependimento sobre fatos do passado, revelou entrevista

O "modelo cubano" já não funciona, inclusive na própria ilha, admitiu o líder Fidel Castro à revista americana The Atlantic, que publica nesta quarta-feira uma entrevista com o "comandante". Entrevistado ao longo de vários dias pelo jornalista americano, Fidel Castro adotou um tom de incomum de arrependimento sobre fatos do passado, revela a entrevista, que está sendo publicada desde a segunda-feira passada.
Castro, 84 anos, disse a Goldberg estar arrependido por ter pedido em 1962 ao líder soviético Nikita Kruschev, durante a crise dos mísseis, que atacasse os Estados Unidos com armas nucleares caso fosse preciso.O ex-presidente cubano voltou recentemente à vida pública, particularmente para alertar sobre o risco de uma guerra nuclear no Oriente Médio devido à queda de braço entre Israel e Irã.
Na mesma entrevista, Fidel criticou a retórica antissemita usada pelo presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad: "Não acredito que alguém tenha sido mais difamado que os judeus. Diria que muito mais do que os muçulmanos. Foram mais difamados que os muçulmanos porque são acusados e caluniados por tudo. Ninguém culpa os muçulmanos de nada". "Os judeus tiveram uma vida muito mais dura do que a nossa. Não há nada que se compare ao Holocausto".
Segundo o líder cubano, o governo iraniano contribuiria para a paz se tentasse entender porque os israelenses temem por sua existência. Goldberg foi convidado pelo próprio Fidel, que se interessou por um artigo seu sobre as tensões entre Irã e Israel.

AFP

5 comentários:

  1. Estou muito admirado que até agora nenhuma anta vermelha tenha vindo aqui para "justificar" essa incontestável declaração desse tirano aposentado. A verdade é que as leis da economia são imutáveis, não adianta ir contra elas, cedo ou tarde quem tentar essa bobagem vai quebrar a cara.

    ResponderExcluir
  2. Andei lendo na internet que José Dirceu, fã n.º 1 desse ditador moribundo, ficou muito decepcionado com essa declaração de seu messias. Dizem que o artífice do mensalão teria afirmado o seguinte:
    "Agora ficou evidente que fidel sempre foi um mercenário a serviço dos EUA. Desde que chegou ao poder já sabia que 50 anos depois iria afirmar que o regime implantado em Cuba tinha fracassado! Ora, mas só porque lá falta pasta de dente e papel higiênico não se pode dizer que o regime falhou. Esses itens de higiene não passam de invenções destinadas a impor o domínio capitalista ao redor do mundo. Se não tem pasta usa só fio dental e sem não tem papel limpa com jornal! Simples assim..."

    ResponderExcluir
  3. Dr. Antonio André e Armando.

    Tudo passa. As coisas boas e as ruins tambem, embora demorem e façam estragos irremediaveis.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Morais,

    A grande ameaça agora é o comunismo disfarçado de capitalismo, como é o que vem sendo implantado aqui no Brasil. Há muito tempo grande parte da esquerda se deu conta de que a luta armada não servia mais, nem a completa estatização dos meios de produção. Assim, optaram por atingir o poder pela via eleitoral e tolerar a economia de mercado, passando a tirar grande proveito dela através dos impostos e da enorme burocracia estatal, tudo sustentado pelo contribuinte. O domínio ideológico se tornou a principal arma. Passo a passo, políticos que se diziam conservadores ou liberais foram "demonizados". Ainda na seara das ideias, as velhas estratégias comunistas continuaram sendo fartamente utilizadas, como se percebe pela psicose de se culpar as "elites" por todas as desgraças do mundo. Com a consolidação da ideologia marxista, os direitos à propriedade privada e à liberdade de expressão encontram-se cada vez mais ameçados. E assim caminhamos para eleger um terrorista para cuja campanha o governo não tem o menor pudor cooptar clássicos representantes das "elites", como banqueiros, empresários, magnatas das comunicações, nada que os generosos juros do BNDES não possam fazer... Eis a face do novo comunismo!

    ResponderExcluir
  5. O ex-dirigente cubano, Fidel Castro, após ter lido um artigo do jornalista Jeffrey Goldberg no Jornal "The Atlantic" sobre o Iran e Israel, convidou para ir a Cuba. O Ex comandante cubano queria discutir suas ideias com o jornalista. Goldberg levou uma especialista em Cuba do "Council on Foreingn relations," Julia Sweig. "Ele não estava rejeitando as ideias da revolução cubana. "Eu interpretei isso como um entendimento de que, o Estado tem um papel muito grande na vida econômica do país." Concluiu Julia Sweig. O que eu também concordo.

    ResponderExcluir