Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 7 de setembro de 2010

CHARANGA, SAMBA E ZOADA - Por Raimundino Piau

A nossa Charanga foi uma batucada, criada para animar os carnavais de rua e os jogos de futebol de salão em Várzea Alegre.
O grupo era composto por:
Luís Filho, Marconi Proto, Célio e Tércio Costa, Mario Leal, Noberto Rolim, Joemilton Martins, Gonzaga Teixeira, Nilton Freire, João Piau e outros, inclusive esse contador de causos.
Nos ensaios nós procurávamos locais reservados, para que nos dias de desfiles, o público tivesse novidades. Uma vez nós estávamos na busca do local para o ensaio, quando Nilton falou: - Nós podemos ensaiar na casa de Dona Maria Edite, eu arranjo a chave. Eu perguntei: - E ela não acha ruim não? - Não que a casa tá alugada a papai.
Nós entramos e fechamos a porta da frente com muito cuidado para que não entrasse curiosos. Com a gente estava o saudoso Fernando de Raimundo Leandro, que nós chamávamos carinhosamente de Castelo Branco. O garoto contava apenas com quatro anos mas não perdia um ensaio da Charanga.
Armamos a nossa tenda na sala onde hoje funciona os estúdios da rádio Cultura. Começamos a tocar quando de repente eu notei um claro no corredor. Olhei para a porta e vi entrando Dona Maria Edite vestida de preto, que era luto de sentimento por uma pessoa próxima. Vendo aquela visita entrando eu gritei:
- Lá vem Dona Maria Edite!
Dizendo isso eu corri pela parte traseira da casa, escalei o muro que dava acesso a minha casa e notei que Noberto Rolim ia logo atrás com um surdo de mão quase do tamanho dele. João Piau e Tércio Costa entraram num chiqueiro e ficaram escondidos atrás de uma pilha de pneus velhos. Gonzaga Teixeira que não sabia nadar, pulou o muro depois pulou uma cerca de arame e saiu nadando na lagoa de São Raimundo. Depois foi bater na casa do Sr. Matias onde ficou escondido. Mário Leal pulou para a casa de Valdeliz e enrolou-se no pano de Jesus Cristo, Que era um cenário que Jesus usava nas fotos de primeira comunhão. Só que depois Mário disse, que teria sido melhor enfrentar Maria Edite. Joemilton e Luís Filho, saíram pulando muros até chegar no Recreio Social.
Só quem ficou para encarar a proprietária, foi Marconi, Célio e Nilton. Enquanto Marconi e Célio pediam desculpas, Nilton gritava:
- Mas a casa não tá alugada a papai?
- Tá mas eu aluguei foi para morar, não foi pra bater macumba não. E ainda mais que estou de luto.
Enquanto isso eu fui chegando pela porta da frente, com jeito de curioso. A proprietária apontou o dedo na minha direção e falou:
- Taí outro irresponsável sem futuro
Na minha reação eu falei:
- Êpa! Eu não tenho nada a vê com isso não. Eu tou chegando agora.
- Tá chegando agora porque atrasou-se. Mas você faz parte da mesma gangue.
Com aquela zoada o nosso amiguinho Fernando chorava que desciam lágrimas.
Eu peguei o garoto nos braços, me aproximei de Maria Edite e falei:
- Tá vendo o que a senhora fez? A criança chora que corta a voz.
- E eu com isso? Eu não sou babá não. Tá com pena leve ele pra sua avó dar de mamar.

Dedico esse causo; Aos meus amigos da Charanga, que, estão vivos e para os familiares daqueles que Deus levou.

Raimundinho Piau.

5 comentários:

  1. Essa charanga era mesmo do barulho. Os batuqeiros são de muita espressão, escolhidos a dedo. Muito boa a histórias...abraçoss Raimundin...

    ResponderExcluir
  2. Para quem conviveu com a turma da charanga, como eu, essa história traz boas recordações. Por isso, sugiro aos que fazem parte do grupo e que acessam este blog, que encaminhem para todos os outros. Garanto que isso fará muita gente feliz. Aliás, sugeri a Nanum que relembrasse o fato pra Célio Costa e Marconi, que são fundadores. Daí ele elaborou o texto e aí está.

    Aproveito o espaço pra dizer da minha alegria nessa festa de São Raimundo. Reencontrei tantos amigos que é difícil enumerá-los. E soube da presença de mais outros que não consegui rever. Mas planejo ir assistir as homenagens a Pedro Sousa nos dias 17 e 18 deste. Espero encontrar muita gente querida outra vez.

    ResponderExcluir
  3. Amigos.

    Essa Charanga tem historia e estorias. Mesmo tendo encontrado no seu percurso muitas Marias Edite. Abraços Mundim.

    ResponderExcluir
  4. Raimundinho,
    Não sei os outros meninos da minha idade, mas eu, com 12 ou 13 anos, não via a hora de poder entrar para a charanga. Lembro que um de vocês dizia: "No próximo ano tu entra". Não deu tempo.

    ResponderExcluir
  5. Essa história é um fato real, a Charanga fez história na Várzea Alegre. para quem não lembra ou não conheceu, a nossa Charanga contribuiu para a elevação da comarca de V. Alegre, de primeira para segunda entrância, como um clube de serviço.

    ResponderExcluir